Sucedendo a fracassada Elas por Elas, No Rancho Fundo já pode ser considerada um fenômeno na faixa das 18h da TV Globo. Com a maior elevação de audiência da década, a trama se tornou um sucesso no Nordeste, onde a trama é ambientada. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a emissora não passava por um crescimento de audiência como o atual desde Êta Mundo Bom! (2016), que garantiu 27 pontos contra 19 de sua antecessora, Além do Tempo (2015).
No Rancho Fundo está há um mês no ar e já acumula 19 pontos de média na audiência da Grande São Paulo. Cada ponto equivale a 191 mil telespectadores na região, que é onde se concentra o principal mercado publicitário do país. O remake de Elas por Elas fechou com 15 pontos de média geral, se tornando a menor audiência da história da TV Globo na faixa das 18h. Com a nova trama, a emissora garantiu uma elevação de quatro pontos de média, ou 26,6%.
+ Ex-apresentadora do Fala Brasil, da Record, é contratada pela Jovem Pan
+ Celso Portiolli dá lambada em Gottino e Domingo Legal desconhece especial da Record
No Nordeste, o folhetim de Mario Teixeira se tornou um fenômeno, registrando 25 pontos de média em Salvador (BA). No Recife (PE), No Rancho Fundo explodiu com 28 pontos, enquanto em Fortaleza (CE) são 21 pontos de média até o momento. O sucesso da novela também tem relação com o bom desempenho de Mar do Sertão (2022) na região, tendo em vista a atual trama é uma espécie de spin-off do folhetim do autor.
Para quem não se lembra, as caracterizações de No Rancho Fundo se tornaram alvo de críticas nas redes sociais antes de sua estreia. Internautas detonaram o fato da família principal aparecer com um aspecto mais sujo na imagem que vazou na internet. Ao TV Pop, Mario Teixeira contou que a foto era apenas um teste de paleta de cores e não era para ter sido divulgada.