Comentarista da Globo, Eliane Cantanhêde virou alvo de uma polêmica nesta quarta-feira (15) depois de comparar uma experiência pessoal com a destruição que assolou cidades do Rio Grande do Sul nos últimos dias. No programa Em Pauta, a comunicadora falava sobre a visita que o presidente Lula (PT) fez aos abrigos que receberam moradores de algumas cidades do estado quando decidiu compartilhar uma situação que viveu. Ela relacionou um roubo de joias que sofreu com o sofrimento das pessoas que perderam suas casas durante as enchentes que afetaram a região Sul.
“Você se põe na posição dessas pessoas que perderam tudo. Roubaram as minhas joias no Natal de 2023, foi doloridíssimo. Eu fico imaginando quem perdeu tudo. A sua casa… Imagina uma pessoa que deu um duro danado para comprar uma geladeira, um fogão, a sua cama. E não tem mais nada a casa, [que ficou] debaixo d’água”, disse a jornalista.
+ Por Walcyr Carrasco, Globo apaga treta infernal com Camila Queiroz em homenagem
+ Eduardo Sterblitch cria climão ao ligar ao vivo para desafeto do Pânico: “Me odeia”
A comentarista da GloboNews recebeu uma série de críticas pela declaração. No X, páginas compararam sua fala a esquetes do Porta dos Fundos, que costuma fazer sátiras sobre situações rotineiras, e também com a Senhora dos Absurdos, personagem interpretada por Paulo Gustavo (1978-2021).
Outros internautas ficaram revoltados com a declaração de Eliane Cantanhêde. “O pior de tudo: ela acha que fez uma excelente comparação e todos entenderam perfeitamente”, disparou um usuário do X chamado Rafael Raposo. “Quase uma personagem do Manoel Carlos interpretada pela Susana Vieira”, ironizou outro chamado Lucas Rocha. Um terceiro foi além: “O bom senso grita de desespero. Sem noção, completamente fora da realidade”.
Além de ser comentarista na GloboNews, Eliane Cantanhêde também trabalha para o jornal O Estado de S.Paulo, além de ter um podcast na Rádio Estadão.
O Porta dos Fundos ta cada vez melhor. pic.twitter.com/MqgxmpFsTs
— Leandro Demori (@demori) May 16, 2024