A Globo tem lidado com problemas envolvendo a escalação de artistas para as suas novelas. Nesta semana, pelo menos dois casos de atores que não conseguiram fechar acordos com a emissora vieram à tona. Sérgio Malheiros não aceitou o cachê oferecido para entrar em Família é Tudo, trama das 19h, enquanto Murilo Benício não topou viver o grande vilão de Mania de Você, faltando uma semana para o início das gravações da nova novela das 21h.
De acordo com Carla Bittencourt, do Notícias da TV, existem dois fatores que levam artistas a desistirem de trabalhar nas produções do canal: dinheiro e demora na hora de assinar contratos. A empresa tem deixado para assinar os contratos com os atores em cima da hora, a fim de que tenham certeza do cachê somente depois de ter aceitado o convite para os trabalhos. A medida também serve para pressionar o elenco a ceder às suas condições.
+ Globo demite diretor que deixou repórter dançar em cobertura da morte de crianças
+ Zezé Motta relembra racismo por fazer casal com ator branco na TV: “Achincalhavam”
Alguns desses atores acabam aceitando o trabalho na Globo mesmo não concordando tanto com o valor oferecido. Outros nomes, entretanto, percebem que o pagamento não vale a pena e decidem abandonar o compromisso com a emissora. Esses casos têm impactado cada vez mais a empresa, que eliminou os contratos fixos com vários artistas e tem optado por contratos por obra.
Sérgio Malheiros, por exemplo, já havia sido anunciado em Família é Tudo antes mesmo da novela estrear, em fevereiro. O problema é que no meio tempo ele foi convidado para outros trabalhos, e acabou não conseguindo mais ajustar sua agenda à rotina de gravações do folhetim. Ele também não conseguiu acertar o valor do cachê para estar na trama de Daniel Ortiz.
Murilo Benício também não chegou a um acordo financeiro com a emissora. A Globo quase lidou com um problema com Amaury Lorenzo, que será protagonista de Volta Por Cima, próxima trama das 19h. A líder de audiência demorou para assinar o contrato com ele, que vinha recebendo convites de empresas concorrentes. Fabrício Boliveira chegou a ser convidado pelo canal para assumir o papel de protagonista, mas no fim das contas o Ramiro de Terra e Paixão (2023) acertou o trabalho.