Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Figurinista da Globo expõe bastidores da emissora: “Ambiente tóxico e doentio”

Kiara Bianca foi demitida e decidiu expor os bastidores da Globo (foto: Reprodução/Instagram)
Kiara Bianca foi demitida e decidiu expor os bastidores da Globo (foto: Reprodução/Instagram)

A estilista Kiara Bianca foi figurinista do departamento de Jornalismo da Globo por dez anos, até ser demitida da emissora no final de 2020. Na tarde deste domingo (31), ela decidiu quebrar o silêncio e foi até as redes sociais para expor os bastidores da maior televisão do país. De acordo com ela, a rede tem gestores “bem incompetentes” em um “ambiente tóxico e doentio”, que prioriza promoções não pela competência das pessoas, e sim por “egos e preferências”.

Kiara era a responsável pela composição do visual da imensa maioria dos apresentadores de telejornais da Globo e da GloboNews. O seu perfil no Instagram é acompanhado por incontáveis âncoras da emissora, como Aline Midlej, Mariana Gross, Maria Beltrão e Christiane Pelajo. Não era raro que ela publicasse fotos ao lado de outros rostos conhecidos do público, como Ana Paula Araújo, Poliana Abritta e Renata Vasconcellos — a âncora do Jornal Nacional chegou a ser citada por ela em uma entrevista ao jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, no início do ano passado.

“Muita gente não sabe, mas hoje, depois de 40 dias de luto, venho dizer que não trabalho mais no Grupo Globo. Sinto muito pelo meu trabalho, que exercia há 10 anos com muito afinco e amor, mas já estava na hora de dar essa notícia. Muitos já sabem, e outros não. Foi bem difícil no início, porque eu sempre imaginei que com as novas reformas [a sinergia Uma Só Globo] teríamos um ambiente mais humano dentro da minha área, mais gentil e agregador. Eu não concordava com a minha gestão e por motivos que não vem ao caso fui desligada (palavra que faz você se sentir um cu). 10 anos, mas precisavam me desligar em uma reunião de dois minutos”, desabafou ela.

Na sequência, a figurinista de 43 anos passou a expor alguns bastidores do que aconteceria dentro das instalações da Globo no Rio de Janeiro. “Pensava seriamente que eu teria uma chance de promoção pela qualidade do meu trabalho, mas as coisas não são tão simples assim. Existem egos e preferências por pessoas. Eu sempre vislumbrei uma equipe alegre, vivendo em paz, com vontade de trabalhar por amor, e com perspectivas de crescimento. Trabalhar por admiração, e não abaixo de pauladas diárias”, revelou.

“Suportei por nove anos um setor tóxico, doentio e bem incompetente. Toda vez em que eu me sobressaia, eu era achatada. Tenho total confiança no meu capital de trabalho e nas minhas condições. Minha rescisão por nove anos de carteira assinada foi de R$ 120 mil. Vocês acham isso muito? Eu gasto no mínimo 10 mil por mês aqui, e outras pessoas [na empresa] ganhando milhões. O que eu acho justo também pelo histórico, mas seguimos em frente”,  prosseguiu a estilista.

Apesar dos percalços, Kiara Bianca diz ter “muita gratidão” ao Grupo Globo. “Me ensinaram muito e com muita qualidade. Agradeço a Ana Lúcia Quintaes [chefe do figurino da emissora] pelo aprendizado, tivemos vários pontos discordantes, um deles foi a demissão. Aprendi com ela e virei um monstro na qualidade e produtividade, e por isso virou um campo de batalha. Sou muito grata a todos que me receberam e me ensinaram. Obrigada, Globo”, concluiu ela.

As publicações da personal stylist foram feitas pela ferramenta Stories, que autodestrói os conteúdos publicados depois de 24 horas. Sabendo disso, a reportagem do TV Pop salvou o desabafo da ex-funcionária da Globo, que pode ser lido na íntegra e sem correções ortográficas clicando aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Leia mais