Eleandro Passaia não é mais apresentador da Record: depois de três anos a frente do Balanço Geral Manhã e das edições de sábado do Cidade Alerta, o jornalista pediu demissão da emissora nesta terça-feira (4) e deixará de viver em São Paulo. Nos próximos dias, ele será anunciado como o mais novo reforço da Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná. Na emissora de Ratinho, ele assumirá o comando da edição curitibana do Tá na Hora, atualmente comandada por Douglas Bandeira e Giselle Camargo.
A reportagem do TV Pop apurou que a proposta de Ratinho para Eleandro Passaia foi irrecusável em termos financeiros e também de visibilidade. O agora ex-apresentador da Record tem vários negócios no Paraná, e a sua transferência para São Paulo enfraqueceu vários deles. Antes mesmo de chegar a um acordo com a Rede Massa, ele já havia sinalizado internamente que não planejava continuar vivendo na capital paulistana — o nascimento de seu segundo filho, em maio do ano passado, acelerou seus planos de voltar a morar em uma cidade mais tranquila.
Foi justamente a sua primeira passagem pela afiliada do SBT que o credenciou para alçar voos em rede nacional: enquanto contratado da TV de Ratinho, o jornalista ganhou espaço no programa nacional de seu patrão, que não poupava elogios ao seu então pupilo. “O Passaia é um baita repórter, um colega fantástico, tem uma qualificação que não adianta ficar jogando muito confete, ele sabe quanto nós o respeitamos”, afirmou o empresário, há oito anos, em sua atração diária na emissora de Silvio Santos.
Eleandro Passaia era líder de audiência em Curitiba
Antes de se transferir para a Record de São Paulo, em setembro de 2021, Eleandro Passaia apresentava o Tribuna da Massa, jornalístico que vai ao ar no mesmo horário do Balanço Geral. Ele foi responsável por impor uma sequência inédita de vitórias da Rede Massa diante da RPC, afiliada da Globo em Curitiba. Sob o seu comando, o programa chegou a ter picos próximos dos 20 pontos de audiência, índice nunca mais alcançado pela atração. Atualmente, o noticioso é comandado por Lucas Rocha, que assumiu depois de uma breve passagem de Gilberto Ribeiro pelo posto.
Na capital paulistana, o pupilo de Ratinho teve um início turbulento: sob o seu comando, o Balanço Geral Manhã chegou a ficar atrás até mesmo do Primeiro Jornal, da Band, em várias ocasiões. A Record, porém, continuava acreditando no potencial do jornalista, e não fez novas mudanças no telejornal. A insistência deu certo, e o jornalístico — que teve nove âncoras em quatro anos — se consolidou como vice-líder de audiência. Em junho, a versão local do noticioso completará 19 meses consecutivos a frente do SBT.