Demitido da TV Globo em setembro de 2023, Valmir Salaro acaba de fechar contrato para estrear como colunista e comentarista do UOL. O profissional, que trabalhou por 31 anos na líder de audiência, será responsável por trabalhar como comentarista do UOL News e repórter de assuntos relacionados a crimes e segurança pública.
O jornalista tem mais de 40 anos de carreira e já atuou em diversos casos de grande repercussão nacional, como a morte de Isabella Nardoni, os assassinatos dos pais de Suzane von Richthofen e até mesmo os crimes do Maníaco do Parque. Nos últimos anos, o veterano se dedicou principalmente a reportagens especiais do Fantástico.
+ Eleandro Passaia pede demissão da Record e assume comando do Tá na Hora no SBT
+ Globo puxa ator que está em A Infância de Romeu e Julieta para Família é Tudo
Valmir Salaro é um dos jornalistas mais conceituados do país, tendo passagens pela Folha de S.Paulo, onde ganhou dois prêmios Vladimir Herzog, um dos maiores do jornalismo, com entrevistas sobre a violência de policiais da Rota e grupos de extermínio em São Paulo. Ele também foi repórter do Jornal do Brasil e da rádio Jovem Pan, onde cobriu momentos de importância nacional.
Na TV Globo, Valmir Salaro ficou marcado por cometer o maior erro de sua carreira, como ele mesmo definiu, ao noticiar os supostos abusos que os donos da Escola Base cometiam contra crianças, nos anos 1990. A escola fechou, os donos da escola e até mesmo o casal que trabalhava com transporte escolar foram investigados. Todos foram inocentados e tudo não passou de uma mentira inventada por mães de alunos.
No documentário Escola Base – Um Repórter Enfrenta o Passado, do Globoplay, o jornalista fala sobre o assunto. O ex-repórter da Globo conversa com pessoas envolvidas no caso e pede perdão a cada uma delas sobre as consequências de sua notícia.