A Warner Bros. Television está trabalhando, ainda em fase inicial, no desenvolvimento de uma série baseada no filme 300, lançado em 2006. De acordo com informações divulgadas pela Variety, os detalhes da trama ainda estão sendo acertados pelo estúdio, mas a produção serviria como uma prelúdio do longa. Com acordos ainda em negociações, Zack Snyder, que dirigiu e co-escreveu a primeira versão, está cotado para produzir o seriado.
Deborah Snyder, produtora executiva do filme 300, também retornaria para a mesma função na produção da Warner. Gianni Nunnari, Mark Canton e Bernie Goldmann — todos produtores do filme — também estão em negociações para retornar. No entanto, mesmo projeto caminhando para sair do papel, ainda não foi revelado em qual streaming o seriado será disponibilizado, sendo a plataforma Max a principal favorita.
300 foi baseado na história em quadrinhos de mesmo nome de Frank Miller e Lynn Varley, que foi vagamente baseada em eventos históricos reais, além de se inspirar no filme Os 300 Espartanos, de 1962. No longa, de 2006, Leônidas, o rei de Esparta, lidera uma pequena força de soldados de elite contra o exército muito maior de Xerxes I da Pérsia.
A produção foi estrelada por Gerard Butler, como Leônidas, tendo o brasileiro Rodrigo Santoro interpretando Xerxes. O elenco também incluiu Lena Headey, David Wenham, Dominic West, Vincent Regan, Tom Wisdom e Michael Fassbender. Depois de seu lançamento, a trama gerou um faturamento de pouco mais de US$ 450 milhões em bilheteria global, tendo um orçamento relatado de US$ 65 milhões.