Um ano depois da Globo disponibilizar a novela Mãe no Globoplay e quebrar recordes no streaming, a emissora carioca escalou a produção turca para alavancar a audiência do GNT. A trama estreou na Turquia em 2016, pela Star TV, foi a ficção mais exportada no país em 2018.
A produção conta com 85 capítulos e é protagonizada pela atriz Cansu Dere –no Brasil conhecida pela novela Sila, Prisioneira do Amor (2006)–, que interpreta a professora Zeynep Günes; e pela atriz mirim Beren Gökyildiz, no papel de Melek Akçay. Adaptada da série japonesa Mother (2010), Mãe conta a história de Melek (Beren Gökyildiz), uma menina de sete anos que sofre maus-tratos de sua família e encontra no afeto da professora Zeynep Günes a chance de uma nova vida.
Depois de perder o marido, Sule Akçay (Gonca Vuslateri), mãe biológica de Melek, começa a trabalhar em um clube noturno para criar a filha, mas acaba conhecendo Cengiz Yildiz (Berkay Ates), um homem possessivo, alcoólatra e violento. Com medo de ser abandonada, Sule é conivente com os maus-tratos de Cengiz em relação a sua filha. Na escola, Zeynep Günes percebe o comportamento estranho de Melek e, ao descobrir os abusos, desenvolve uma relação mútua de afeto com a criança.
+ Ex-repórter da Globo se realoca em Brasília e é contratada pela TV Justiça
+ Em domingo sem futebol, Globo sente pressão e perde liderança para os streamings
Ao mesmo tempo, a professora precisará inventar alguma desculpa sobre a menina para sua mãe adotiva, Cahide Günes (Gülenay Kalkan), uma grande advogada que a adotou na infância, e para suas irmãs. Zeynep terá, ainda, que lidar com o jornalista Ali Arhan (Can Nergis), que investigará o caso de Melek. Enquanto Zeynep e Melek buscam juntas um recomeço para suas vidas, a mãe biológica da professora, Gönül Aslan (Vahide Perçin), que estava presa sob acusação de ter assassinado o marido, é libertada e tentará, após 20 anos, recuperar a relação com a filha.