Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Três meses depois, SBT demite diretor e prepara nova reformulação para o SBT Brasil

Foto de João Beltrão, ex-diretor do SBT
João Beltrão foi dispensado do SBT depois de 17 meses (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhe:

Reformulado há pouco mais de três meses, o SBT Brasil passará por novas mudanças nas próximas semanas: João Beltrão, que dirigia o telejornal desde janeiro do ano passado, foi demitido pela emissora de Silvio Santos no início da tarde desta segunda-feira (17). Insatisfeita com a atual linha editorial do noticioso, a cúpula da emissora quer que o seu principal jornalístico passe a ter tom mais popularesco, priorizando notícias policiais e do cotidiano — em uma pegada semelhante ao Jornal da Record, que costuma marcar mais que o dobro de audiência da terceira colocada.

O TV Pop apurou que a saída de Beltrão não é uma surpresa para a maioria dos profissionais da atual fase do SBT Brasil. Contratado no ano passado, quando a emissora de Silvio Santos sonhava com Márcio Gomes para comandar o seu telejornal de horário nobre, o ex-diretor da CNN Brasil tentou dar ao jornalístico uma pegada qualificada, seguindo a mesma linha dos canais de notícias da televisão por assinatura. O jornalista, no entanto, acabou esbarrando nas limitações estruturais e orçamentárias do departamento — uma simples mudança de cenário demandou 15 meses.

Diretor de Jornalismo da CNN Brasil entre 2020 e 2022, João Beltrão teve passagens pela Band (como chefe de Redação, editor-executivo, editor-chefe e diretor de Jornalismo em Curitiba) e pela Record, como responsável pela implantação da Record News, editor-executivo do Jornal da Record e, entre 2009 e março de 2020, foi diretor de Jornalismo em Brasília. Desde que se formou, em 1995, ele nunca havia ficado tão pouco tempo em um cargo: de sua contratação pelo SBT, em janeiro de 2023, até o seu desligamento, na tarde desta segunda-feira, se passaram apenas 17 meses.

Foto do apresentador Cesar Filho na bancada do SBT Brasil
Cesar Filho no estúdio do SBT Brasil: telejornal será reformulado mais uma vez (foto: Reprodução/SBT)

SBT mira na Record para reestruturar SBT Brasil

Diferentemente do que acontece na maior parte das mudanças da rede, a cúpula da emissora irá abrir a carteira para decidir um novo editor-chefe para o SBT Brasil. A reportagem soube que Alessandro Lefevre, atualmente editor-executivo do Jornal da Record, assumirá o cargo nos próximos dias. Enquanto ele não encerra os trâmites de seu desligamento da Record e admissão no novo emprego, o telejornal de Cesar Filho não terá um novo diretor — profissionais em outras funções vão se revezar temporariamente no cargo de editor-chefe, já que o canal acredita que a melhor solução é apostar de vez em um jornalista de outra TV.

Para os executivos do canal de Silvio Santos, o SBT Brasil poderá roubar mais telespectadores do Jornal da Record se tiver a mesma linha editorial de seu rival. A distância entre os dois telejornais diminuiu nas últimas semanas, com Cesar Filho chegando a ficar apenas 1 ponto atrás de Christina Lemos e Celso Freitas. Porém, em termos médios, o noticioso da emissora de Silvio Santos tem dificuldades para espantar o fantasma do Jornal da Band, que segue disputando o posto de terceiro jornalístico mais assistido do horário nobre, atrás do JR e do Jornal Nacional.

Procurada pela reportagem do TV Pop, a assessoria de imprensa do SBT não se manifestou até a publicação deste texto.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.