Rafa Kalimann revelou que às vezes modifica algumas palavras nos textos escritos por Daniel Ortiz, autor da novela Família é Tudo, para sua personagem Jéssica. A modelo explicou que, em virtude de sua criação, evita usar certas expressões fortes e palavrões que sua personagem utiliza.
“Desgraçada”, por exemplo, é uma palavra que prefere substituir por outra mais leve. As declarações foram dadas no podcast E Você?. “Quando recebo os textos, às vezes falo assim: ‘ai, Daniel Ortiz, por que você escreveu isso? Eu vou ter que falar essa palavra’. Porque tem palavra que eu não consigo falar na minha vida. Tem uma palavra que é o oposto de ‘sem graça’, de pessoa que não tem a graça de Deus… Não gosto dessa palavra, é muito pesada para mim. Se eu falasse em casa, meus pais diriam: ‘Não pode’, é cultural para mim, e a Jéssica tem que falar”, contou.
+ Tá na Hora dá dinheiro para telespectadores do SBT e vence Brasil Urgente mais uma vez
+ Três meses depois, SBT demite diretor e prepara nova reformulação para o SBT Brasil
A atriz mencionou que em algumas ocasiões consegue substituir os termos, mas outras vezes o diretor a corrige. “Tem dia que tento passar ilesa, eu pulo do texto, eu mudo a palavra, tento colocar outra palavra lá para criticar a Electra [Juliana Paiva], e aí o diretor fala: ‘Rafa, a palavra não é essa’. Aí vou lá falar como a Jéssica. Mas está sendo muito prazeroso para mim viver isso e ver outra versão da Rafa vindo à tona”, disse.
Rafa Kalimann destacou que, para compor a personagem, explorou a dualidade humana, referindo-se à “sombra e a luz”. “Ninguém é cem por cento do bem ou do mal. A gente escolhe e acho que a sabedoria mora aí, em escolher as atitudes. Então olhei para minha sombra, aquilo que eu jamais seria ou jamais colocaria para fora, que eu não deixaria o mundo ver essa Rafa, até porque não sou nada parecida com a Jéssica”.