Raul Christiano Machado Cortez, mais conhecido como Raul Cortez, atuou em Senhora do Destino. (2004). O ator, que faleceu em 2006, passou por uma cirurgia dois anos antes para remover um tumor no pâncreas e no intestino delgado, seguida de tratamento quimioterápico.
Quase ao final das gravações de Senhora do Destino, Raul Cortez precisou se afastar da novela para tratar da doença. Durante sua ausência, Aguinaldo Silva, autor da trama, criou uma viagem para o personagem Pedro Correia de Andrade e Couto. Cortez retornou ao set para gravar a aparição final do Barão, que viaja para a Europa com a Baronesa Laura, interpretada por Glória Menezes.
O afastamento do ator levou Aguinaldo Silva a expandir a participação do mordomo Alfred, vivido por Ítalo Rossi. Senhora do Destino foi a última novela de Raul Cortez. Alguns meses antes de sua morte, ele interpretou Antônio Carlos Ribeiro de Andrade na série JK.
+ João Guilherme Silva repete passos de Faustão e assume grade dominical na TV
+ Zezé Di Camargo lamenta morte de sobrinha de Denilson aos 9 anos: “Dor imensurável”
A novela Senhora do Destino é dividida em duas fases. A primeira, exibida em 4 capítulos, se passa em dezembro de 1968 e conta a história de três mulheres: Josefa de Medeiros Duarte Pinto (Marília Gabriela), uma jornalista do Diário de Notícias que se torna uma inimiga da ditadura; Maria do Carmo Ferreira da Silva (Carolina Dieckmann), uma nordestina humilde em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro; e Maria de Nazaré Esteves Tedesco (Adriana Esteves), uma prostituta determinada a mudar de vida a qualquer custo.
Vinte e cinco anos depois, Maria do Carmo se torna uma mulher forte e bem-sucedida, agora empreendedora e dona de sua loja de material de construções que leva o seu nome. Ela agora namora Dirceu de Castro e convive com a governanta Clementina e a cozinheira Cícera. Seus filhos agora estão bem encaminhados.