Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
COMPRE, COMPRE, COMPRE

Depois de falência do canal Shoptime, varejista é unificada com a Americanas

Foto de Ciro Bottini
Depois de falência do canal Shoptime, varejista foi unificada com a Americanas (foto: Reprodução/Internet)

Um ano depois do primeiro canal de vendas do Brasil anunciar que iria encerrar suas operações no Brasil, a Shoptime foi anunciada como parte de uma unificação com a Americanas. Além dela, o Submarino também faz parte do novo projeto. No entanto, o grupo Americanas anunciou em 2023 um rombo financeiro de R$ 20 bilhões.

Os cupons de desconto agora só podem ser aplicados no aplicativo da Americanas, que se tornará o principal canal de vendas das três lojas. A Americanas já vinha planejando essa integração desde maio de 2023, transferindo as ofertas para seu aplicativo e desativando os aplicativos do Submarino e Shoptime.

Em nota, a Americanas afirmou: “A decisão contemplou o alinhamento com a nova estratégia de negócios, que foca em uma operação mais ágil, rentável e eficiente para oferecer uma experiência de compra ainda mais completa”, sinalizou. A empresa destaca que essa integração acelera seu plano de transformação e foco.

A companhia não especificou quando ou se os aplicativos do Submarino e Shoptime serão descontinuados, mas os sites das duas marcas continuam operando para o rastreamento de pedidos. Além disso, o Ame Digital, plataforma financeira da Americanas, alterou a política de validade do cashback, limitando o benefício a 30 dias.

+ Nova programação do SBT faz filhas de Silvio Santos ficarem atrás até de Rodrigo Faro
+ Péricles revela que chegou a pesar 220 kg e detalha como emagreceu

Falência do canal Shoptime

O Shoptime foi lançado 6 de novembro de 1995 em um plano de expansão da operadora Multicanal, que posteriormente passou a se chamar NET (atualmente Claro). Na época, o canal de televendas teve como inspiração o formato de home shopping dos Estados Unidos, que já contava com redes como HSN e QVC com programação 24 horas dedicadas a divulgação de ofertas de produtos. Entre os acionistas, além da operadora de TV, estavam as Organizações Globo, que 40% de participação, e as Lojas Americanas (10%). Anos depois, a empresa foi integrada totalmente ao grupo B2W Digital, que em 2021 passou a se chamar Americanas S.A.

Com programação ao vivo e disponibilizada gratuitamente também via antenas parabólicas, o Shoptime passou a fazer muito sucesso entre os telespectadores. Pelo canal passaram nomes como Ciro Bottini, Viviane Romanelli, Rodolfo Bottino (1959-2011), Monique Evans, Marcos Veras, Carlos Takeshi e Ramon Gonçalves. Atualmente, tem como apresentadores Renata Pitanga, Flávia Bonato, Fabiana Boal, Davi Lopes, Bárbara Martins, André Saporetti, Adriana Tolentino e Andréa Bueno. Nas redes sociais, o público tem lamentado a saída da TV por assinatura. No início de junho de 2023, a empresa anunciou o fim das operações no Brasil.

Leia mais