Silvio Santos foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na noite de terça-feira (16). O empresário foi diagnosticado com H1N1. A assessoria de imprensa do SBT informou que o comunicador está bem, mas o hospital não divulgou informações sobre o estado do apresentador. Afastado dos estúdios de TV desde setembro de 2022, o empresário não tem previsão de alta, pois a equipe médica se preocupa com a sua idade avançada. A informação é da Folha de S.Paulo.
O apresentador não frequenta os estúdios do SBT desde 21 de setembro de 2022, dia em que gravou a sua tradicional atração dominical pela última vez — o programa em questão só viu a luz do dia muito depois, em 26 de fevereiro de 2023. O Programa Silvio Santos foi o mais longevo programa da TV mundial sob o comando de uma só pessoa: foram 59 anos seguidos no ar, e o formato segue sendo exibido até os dias de hoje, mas sob o comando de Patricia Abravanel.
O empresário nasceu no dia 12 de dezembro de 1930. Foi o filho primogênito de um casal de imigrantes judeus que haviam de mudado para o Brasil anos antes, e teve uma infância muito simples. Formado técnico em contabilidade, Senor Abravanel (seu nome real) acabou se tornando camelô: o primeiro produto comercializado por ele foram capas para títulos de eleitor, já que o país estava entrando na fase de redemocratização após a ditadura do Estado Novo. Ele também chegou a servir ao Exército, aonde se destacou com saltos bem avaliados pelos generais.
Rebeca Caro, sua mãe, foi a responsável pelo “batismo” artístico de Silvio. O sobrenome Santos surgiu quando ele participou de um programa de calouros, que era comandado pelo apresentador Jorge Curi. Com seu êxito como apresentador de circos, rapidamente se tornou apresentador de televisão: em 1962, Silvio Santos estreou a frente do programa Vamos Brincar de Forca, transmitido pela Globo São Paulo — na época chamada de TV Paulista. Ele se tornou um fenômeno, e dois anos depois passou a ter um programa dominical.
Paralelamente ao sucesso televisivo, Silvio Santos também colocou o seu lado empresarial em prática. Ele adquiriu o Baú da Felicidade, empresa que comercializava baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações. A companhia, que existe até os dias de hoje, passou por várias mudanças sob a gestão do apresentador, mas se tornou um sinônimo de venda de carnês e de sorteios dos mais diferentes bens e produtos.