A Netflix lançou um projeto de dublagem com moradores do Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Artístico Brasileiro. A iniciativa visa a encontrar vozes maduras para suas produções. Ao final do curso, alguns participantes serão selecionados. A informação é do O Globo.
O projeto de dublagem da Netflix é uma oportunidade única para os moradores do Retiro dos Artistas e vai na contramão do que a Globo tem feito em suas produções. A instituição carioca abriga cerca de 53 famosos que estão passando por dificuldades. A parceria com o Instituto Artístico Brasileiro permite que os idosos participem de um curso de dublagem, onde aprenderão técnicas específicas e terão a chance de aplicar seus talentos vocais em produções da Netflix.
O Retiro dos Artistas conta com 15 mil metros quadrados, 50 casas, refeitório, teatro, cinema, biblioteca, piscina e salão de beleza. Cida Cabral, a administradora do local, relatou como funciona para manter o espaço. “Tenho pessoas aqui que não contribuem com nada. Tem outras que fazem questão, que ganham um salário mínimo e que contribuem com R$ 200, R$ 100 por mês”, detalhou.
“Assim como têm familiares que se reúnem e contribuem. A gente vive só de doações e da venda do nosso brechó. Nossa sobrevivência é da ajuda de alguns artistas e da população. A gente precisa muito de ajuda, seja na parte financeira, alimentação, remédio, roupas. Tudo é muito bem-vindo”, disse Cida Cabral ao Extra. Entre os moradores que estão no local e podem participar do projeto da Netflix estão nomes conhecidos como Íris Bruzzi, Rui Resende e Jaime Leibovitch. Stepan Nercessian é o presidente da instituição.