Muito mais do que um simples jogo de cartas, o poker evoluiu ao longo do tempo e se tornou uma importante atividade de desenvolvimento mental e emocional para seus praticantes. Não à toa, recebeu em 2010 o título de esporte da mente, entrando para um seleto grupo que também conta com o xadrez, damas, bridge e go.
Diante de todo o seu charme, esses benefícios que ultrapassam os limites da mesa de feltro podem ser aplicados na vida cotidiana e até no trabalho. Diante de tantas vantagens, cada vez mais famosos e personalidades têm aderido ao poker. Mas isso não é de hoje, e há bastante tempo diversas celebridades se destacam na modalidade a ponto de participarem de torneios profissionais e inclusive vencerem alguns eventos.
Eles, como qualquer pessoa que já decidiu se aventurar em competições, sejam elas presenciais ou online, tiveram de passar por um processo de transição do poker recreativo para o competitivo, inclusive para evitar erros comuns no início de um torneio e aos poucos se adaptar a disputas mais intensas e desafiadoras. Nesse sentido, cinco nomes famosos se deram muito bem e alcançaram a glória no carteado.
Jennifer Tilly (atriz e dubladora)
Encabeçando a lista está a atriz e dubladora Jennifer Tilly, conhecida por dar voz a Tiffany Valentine, a noiva de Chucky na franquia ‘Brinquedo Assassino’. Também no cinema, ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1994 por sua atuação como Olive Neal em ‘Tiros na Broadway’, do consagrado diretor Woody Allen.
Paralelamente à carreira artística, Tilly também passou a se dedicar ao poker, já que é casada desde 2004 com o jogador profissional Phil Laak. Em junho do ano seguinte, ela se tornou a primeira celebridade campeã mundial, ao vencer uma etapa feminina do World Series of Poker, principal circuito do esporte da mente no planeta. Já no ano de 2022, ela passou a integrar o Hall da Fama das Mulheres no Poker.
Ben Affleck (ator e diretor)
Consagrado como ator e diretor, com duas estatuetas do Oscar e dois Globos de Ouro, além de outros prêmios e indicações, Ben Affleck ficou bastante em evidência nos últimos anos por seu trabalho como o Batman, papel que passou a ser de Robert Pattinson desde 2022.
Nas mesas de feltro, Affleck também coleciona alguns sucessos e é conhecidamente um grande jogador de poker, participando de uma porção dos torneios profissionais, incluindo diversas edições da WSOP em Las Vegas. Sua maior conquista no jogo de cartas aconteceu em 2004, ao faturar o título do California State Poker Championship, embolsando uma generosa premiação.
Gabe Kaplan (ator e comediante)
Para quem é um pouco mais novo, Gabe Kaplan pode soar como um nome desconhecido, mas ele fez bastante sucesso como ator e comediante nos Estados Unidos entre as décadas de 1970 e 1980, participando de uma série de programas de grande audiência no país norte-americano.
Nesse mesmo período, ele conheceu o poker e passou a se dedicar ao esporte, fazendo sua primeira aparição na WSOP ainda em 1978. Dois anos mais tarde, ele viria a ser reconhecido como um jogador de elite mundial de poker ao vencer um dos mais prestigiados torneios da época, o Super Bowl of Poker. Vice-campeão em um evento principal da WSOP em 2005, ele também atuou como comentarista de televisão em torneios da série entre 1997 e 2002.
Sam Simon (produtor e roteirista)
Um dos cocriadores da consagrada série animada “Os Simpsons”, Sam Simon foi muito mais do que um grande produtor e roteirista, mas um apaixonado pelo carteado. Ávido jogador de poker, por diversas vezes ele inseriu a modalidade nos episódios do programa, trazendo cenas hilárias com Homer, Lisa e companhia.
Inserido no jogo desde muito cedo por sua família, ele se desenvolveu como um ótimo jogador e participou de algumas edições da WSOP entre 2007 e 2011, conseguindo atingir premiações em seis oportunidades e tendo como melhor colocação o 16º lugar em 2007. Em torneios menores, ele conseguiu alguns títulos em sua trajetória, antes de falecer em 2015.
Shannon Elizabeth (atriz)
Os fãs da franquia ‘American Pie’ devem se lembrar bem de Shannon Elizabeth, afinal ela viveu a icônica personagem Nadia. Mas, além de outros papéis de sucesso na carreira, Shannon também brilhou e muito nas mesas de feltro de verde, se tornando uma jogadora de poker de respeito.
Com algumas participações na WSOP, ela conquistou um quarto lugar em 2006, depois de eliminar três adversários que conseguiram pelo menos um bracelete de ouro da maior competição de poker do mundo. Seu título de maior destaque aconteceu num evento de abertura de uma nova sala em um tradicional hotel de Las Vegas, superando atletas profissionais e celebridades. Ela ainda defendeu o Líbano, país natal de seus pais, no World Team Poker, em 2010.