Demitido da TV Globo depois de 26 anos, o diretor Jayme Monjardim tentará emplacar um projeto fora da emissora. A novela Romaria, que foi rejeitada pela líder de audiência, será oferecida para outras empresas de comunicação. Ele tentou produzir a trama pela emissora carioca desde 2023, mas não obteve sucesso.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, o profissional tocará sua própria produtora a partir do mês de maio, e terá a oportunidade de apresentar projetos de dramaturgia ao mercado. A ideia é oferecer Romaria para alguma emissora ou serviço de streaming que aceite produzir o folhetim. O diretor já até havia viajado para ajudar nas pesquisas de texto sobre a devoção dos católicos nas romarias.
+ Bombou na semana: Ana Maria Braga perde espaço, Tralli no JN e a Patroa na Record
+ Eliana apresentará programa inspirado em O Preço Certo na Globo
A história da novela gira em torno de uma família que é completamente desfeita em meio a brigas e tragédias. Sete irmãos acabam se reencontrando anos depois durante uma romaria no interior do Brasil. Eles decidem que é a hora de reconstruir a relação depois de tanto tempo afastados.
Jayme Monjardim investiu na ideia da novela Romaria em 2021, quando lançou a série Passaporte para Liberdade, que é uma parceria entre a Globo e a Sony Pictures. A vontade do diretor era exibir a novela em TV aberta, mas com parceria com uma empresa de streaming. Ele já conseguiu vender uma ideia de folhetim no passado, com A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991), que foi um dos maiores sucessos da extinta Rede Manchete (1983-1999).
O diretor já dirigiu novelas de sucesso, como Terra Nostra (1999), O Clone (2001), América (2005), Páginas da Vida (2006) e Em Família (2015). Sua última novela na Globo foi Tempo de Amar (2017).