A Globo confirmou que a novela escolhida para substituir Cheias de Charme (2012) será Cabocla (2004). A produção da emissora carioca chegou a convidar Cleo Pires para o papel de Zuca, mas a artista recusou o papel de protagonista para evitar comparações com a mãe, Gloria Pires.
A novela de 2004 contou é baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto e foi adaptada por Benedito Ruy Barbosa, com a colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa. A novela foi dirigida por Fred Mayrink, André Felipe Binder e Pedro Vasconcelos, teve direção geral de José Luiz Villamarim e Rogério Gomes. A direção de núcleo foi de Ricardo Waddington.
A trama é a terceira adaptação da obra após a versão de 1959 da TV Rio e a versão de 1979 da própria Globo. O remake de Cabocla contou com as participações de Vanessa Giácomo, Daniel de Oliveira, Tony Ramos, Patricia Pillar, Regiane Alves, Danton Mello, Mauro Mendonça e Elena Toledo.
Ambientada no município rural de Vila da Mata, em 1918, a trama da Globo gira em torno da disputa por terras entre dois coronéis – Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) – e do amor entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Descrita por sua própria mãe, Bina (Jussara Freire), como um bicho do mato, Zuca, noiva do destemido peão Tobias (Malvino Salvador), é o retrato da sensualidade inocente.
Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), por sua vez, é o típico doidivanas. Filho de pai rico – Joaquim (Reginaldo Faria), exportador de açúcar no Rio de Janeiro –, Luís jogou fora o seu diploma de advogado e caiu na vida das noites cariocas. Vivendo de forma inconsequente e dividindo-se entre muitas mulheres, Luís Jerônimo recebe do doutor Edmundo (Othon Bastos) a notícia de que está com tuberculose. Aconselhado pelo médico e forçado por seu pai, ele embarca para a tranquila Vila da Mata, para se tratar.