O jornalista Marcelo Cosme foi alvo de piadas homofóbicas da turma do Pânico, da Jovem Pan News. Emílio Surita imitou o âncora da GloboNews enquanto os colegas brincavam com o jeito do profissional, que é gay assumido. A situação revoltou Déa Lúcia, integrante do Domingão com Huck, da TV Globo, que saiu em defesa do comunicador, de quem é a amiga próxima, nesta quarta-feira (24). O canal de notícias pediu desculpas ao apresentador da rival, e disse admirar seu trabalho — leia a íntegra no final deste texto.
“Eu estou indignada ao ver meu amigo Marcelo Cosme, um jornalista exemplar, marido exemplar, sendo alvo de ataques homofóbicos na televisão. A homofobia é inaceitável e não tem lugar na nossa sociedade”, disparou a veterana, em um vídeo publicado no Instagram.
+ Prestes a sair da Band, Datena ameaça deixar a política pela 5ª vez: “Desisto mesmo”
+ Globo testa sétima atriz para viver vilã de Vale Tudo e chama até protagonista das 6
“Quero deixar claro que estou do lado do meu amigo nesse momento difícil. É difícil pensar que em pleno seculo XXI ainda existem pessoas que propagam ódio e discriminação. Todos nós merecemos respeito e igualdade, independente da orientação sexual”, continuou.
Por fim, Dona Déa exigiu respeito a Marcelo Cosme, que é um dos profissionais do primeiro time da GloboNews. “Ele é uma pessoa talentosa, dedicada e corajosa que tem contribuído para o jornalismo de forma exemplar. Vamos nos unir em solidariedade e combater a homofobia em todas as suas formas. Homofobia é crime”, encerrou.
O âncora do programa Em Pauta surgiu nos comentários e agradeceu a defesa da mãe de Paulo Gustavo (1978-2021). “Amo a senhora, Dona Déa! Muito obrigado. A senhora e seus filhos são exemplos pra todos nós!”, escreveu o jornalista.
Outra jornalista da GloboNews que também vive um relacionamento homoafetivo, Leilane Neubarth se pronunciou na publicação. “Boa! Estamos juntas! Marcelo Cosme, além de ser um super profissional é um ser humano maravilhoso. Temos que parar de passar pano. É um ataque, não é ‘brincadeira’… É homofobia! É crime”, disparou a âncora do Conexão GloboNews.
Pânico fez piada considerada homofóbica ao vivo
Emílio Surita fez piada com os trejeitos de Marcleo Cosme enquanto andava pelo estúdio do Pânico, exibido na Jovem Pan News e no YouTube. “Eu vou assim bem gostosamente, no passo assim, bem Caetano Veloso, bem GloboNews. ‘Olá, estamos aqui na GloboNews’. Como é que chama aquele cara que faz o programa à noite? O simpático lá. ‘Estamos aqui com um programa maravilhoso, pessoas fantásticas’. ‘Bote no telão aqui as informações do governo’. Bem solto… Muito solto”, ironizou.
Jovem Pan pede desculpas ao apresentador da GloboNews
Procurada pela reportagem do TV Pop para comentar o caso, a Jovem Pan News enviou um comunicado pedindo desculpas ao jornalista Marcelo Cosme pelo ocorrido no programa Pânico. O canal garante que tomará providências para que o episódio não volte a se repetir. Confira a íntegra do posicionamento:
A Jovem Pan pede sinceras desculpas pelo ocorrido na edição de terça-feira, 23 de julho, do Pânico. O programa fez uma brincadeira muito infeliz citando o nome de Marcelo Cosme. Todavia, a atração não teve nenhuma intenção de discriminar o profissional em questão. De toda forma, nos comprometemos a não repetir mais o tratamento descortês ocorrido ontem. A Jovem Pan lamenta o ocorrido e deixa registrado sua admiração pelo trabalho de Marcelo Cosme.