A caverna não estava tão encantada assim — é o que indicam os números prévios de audiência da Grande São Paulo: em sua primeira noite no ar, A Caverna Encantada conseguiu surpreender até mesmo os mais pessimistas dentro da diretoria da emissora de Silvio Santos. A novela protagonizada por Mel Summers derrubou os índices deixados pelo SBT Brasil, que atingiu números fora de sua performance habitual, e se tornou responsável pelo pior ibope de um primeiro capítulo de um folhetim inédito e nacional da emissora nos últimos 12 anos.
De acordo com os números prévios de audiência da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, o primeiro capítulo de A Caverna Encantada marcou apenas 4,2 pontos de média, índice suficiente para assegurar a preferência de apenas 6,3% dos televisores ligados na Grande São Paulo entre 20h45 e 21h50. O melhor momento do folhetim foi em seu primeiro minuto, quando o placar marcava 4,7 para o SBT — no mesmo horário, o Jornal da Record marcava 6,6 e o Melhor da Noite, da Band, 2,6. A Globo, por sua vez, tinha 26,1 pontos.
Considerando apenas os folhetins inéditos da principal faixa de teledramaturugia do SBT, a nova história de Iris Abravanel foi responsável pela pior performance de uma estreia da emissora em mais de uma década: para achar um ibope tão fraco quanto o da noite desta segunda-feira, é preciso retroceder para 2012, quando Corações Feridos debutou com média de 4 pontos. Desde então, o canal levou ao ar Carrossel (13), Chiquititas (14), Cúmplices de Um Resgate (15), Carinha de Anjo (14), As Aventuras de Poliana (15), Poliana Moça (9) e A Infância de Romeu e Julieta (6).
Além de ter sido responsável pelo pior desempenho de uma estreia da emissora de Silvio Santos nos últimos 12 anos, A Caverna Encantada sequer conseguiu mudar o patamar em que estavam as últimas semanas de Romeu e Julieta. Na comparação direta com as quatro segundas-feiras anteriores, na mesma faixa horária, a audiência do SBT praticamente não mudou com a nova novela: a média do horário, que também leva em consideração uma espécie de pré-lançamento do folhetim, que vinha sendo exibido depois do SBT Brasil, era de 4,3 pontos.
Record atropela estreia de A Caverna Encantada
Do outro lado do dial paulistano, a Record também colocou todas as suas fichas em uma nova aposta de teledramaturgia: diferentemente do SBT, que continuou com produtos nacionais, o canal decidiu estrear um folhetim produzido na Turquia em seu principal horário de novelas. E, ao menos em seu primeiro dia, a trama turca não teve dificuldades em vencer a concorrência brasileira. Beneficiada pela entrega do Jornal da Record, Força de Mulher superou a emissora de Silvio Santos de ponta a ponta — apesar de ter espantado parte do público habitual da rede.
Levando em consideração o horário completo de exibição de A Caverna Encantada, a Record foi vice-líder em todos os minutos, com média de 5,4 pontos. A Globo, exibindo o Jornal Nacional e os primeiros minutos de Renascer, marcou 27,7 pontos. A Band, por sua vez, marcou 1,5 com o Melhor da Noite e o Show da Fé. O folhetim do SBT ainda ficou atrás do conjunto de plataformas de streaming (14,8) e da soma dos canais de televisão por assinatura (5,1).
Individualizando os confrontos, a Record também levou a melhor em todos os critérios de comparação contra a nova história do canal do homem do Baú: o Jornal da Record superou a estreia de A Caverna Encantada por 6,8 a 4,4 pontos de média. Depois, Força de Mulher bateu a novela protagonizada por Mel Summers por 5,0 a 4,1 pontos.
Todos os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação feita no dia útil seguinte. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos no respectivo canal ou programa. A reportagem do TV Pop revelará os dados finais de audiência de A Caverna Encantada e das demais estreias desta segunda no início da tarde de terça-feira (30).