A Globo está em processo de consulta aos atores de Êta Mundo Bom! (2016) para a continuação da novela. Sergio Guizé e Flávia Alessandra, que interpretaram os protagonistas Candinho e Sandra, já receberam convites. Além deles, Camila Queiroz, Elizabeth Savalla e Jeniffer Nascimento também são desejados para o elenco da nova fase, prevista para estrear em 2025.
Walcyr Carrasco, autor da trama original, fará a sinopse e coordenará os primeiros capítulos antes de se dedicar a uma nova novela das 21h. “Estou animado para revisitar essa história tão querida pelo público“, afirmou o novelista de grandes sucessos da Globo. Mauro Wilson, conhecido por Quanto Mais Vida, Melhor! (2022), assumirá a continuidade dos trabalhos. A direção ficará a cargo de Amora Mautner, que estará à frente de ambas as produções.
A ideia da Globo é criar uma continuação da história, assim como Nos Tempos do Imperador (2022) foi para Novo Mundo (2017), e No Rancho Fundo tem sido para Mar do Sertão (2022). A atual trama das 18h não é exatamente uma continuação da história de dois anos atrás escrita por Mario Teixeira, mas bebe da mesma fonte e até reaproveita alguns personagens.
Diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares foi quem encomendou a novidade a Walcyr Carrasco. Foi ele quem pediu que Mario Teixeira escrevesse Mar do Sertão 2, depois de derrubar a sinopse de Lícia Manzo para o horário por considerá-la muito sofisticada. Depois de um tempo o projeto se tornou o que hoje é No Rancho Fundo. A ideia é ter histórias mais populares nas novelas da emissora, por isso a encomenda a Carrasco, responsável por tramas como O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005).