Ex-diretor de Dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu apontou quais são os maiores erros das novelas atuais. O veterano avaliou que o medo de criar tramas novas e originais acabou fazendo com que novas produções, sejam da TV, streaming e teatro, caíssem na mesmice. Para o autor, os produtores que investem dinheiro nos trabalhos optam por bancar obras com temas que já deram certo no passado.
Silvio de Abreu opinou sobre o desânimo do público em relação às atuais novelas e também com a atual onda de remakes. “O cara que dá o dinheiro só aprova o que ele acha que vai fazer sucesso. E o que ele acha que vai fazer sucesso é o que já fez sucesso”, declarou ele em entrevista a José Armando Vannucci e Jorge Bin no canal Vem Pod Chegar, no YouTube.
+ Em crise histórica de audiência, Fantástico convoca Eliana para tentar subir ibope
+ Jovem Pan News lança novo programa para incomodar Aline Midlej na GloboNews
O antigo especialista de Dramaturgia da Globo avaliou que não mais tantas opções interessantes no entretenimento atualmente. “Hoje em dia, você tem uma oferta imensa de produtos e não tem produtos interessantes. E também não tem mais aquela expectativa que a gente tinha antes. Você não tem mais nada que seja forte o suficiente para te motivar a ir ao cinema, ao teatro e à televisão”, lamentou.
Para Silvio de Abreu, as grandes empresas de entretenimento adotaram uma formatação, uma padronização, para produzir as histórias. Ele avaliou que criar uma novela não é a mesma coisa que seguir uma fórmula, por isso existem as frustrações com os formatos iguais, que atingem desde os folhetins até os reality shows e programas de games.
Silvio de Abreu escreveu novelas da Globo como Guerra dos Sexos (1983) e Passione (2010), e se tornou chefão da emissora por seis anos. Ele deixou a emissora depois de 42 anos e atuou no comando da área de Dramaturgia da Max. Ele deixou a plataforma de streaming em março de 2023.