O SBT promoverá uma revolução em sua grade de programação a partir da próxima semana: inconformada com os baixos índices de audiência de A Caverna Encantada, a rede de Silvio Santos reiniciará a exibição da novela na segunda-feira (5). A história protagonizada por Mel Summers passará a ser exibida também na faixa das 18h, ocupando parte do espaço atualmente pelo Tá na Hora, que perderá a sua edição local para a Grande São Paulo. O folhetim, no entanto, também continuará em cartaz na faixa que sucede o SBT Brasil, com os capítulos de sua segunda semana.
A reportagem do TV Pop apurou que o horário alternativo de A Caverna Encantada é um teste para uma possível mudança definitiva do espaço de teledramaturgia para o fim de tarde. Parte da cúpula do canal defende que o gênero não está exaurido, e sim que perdeu público por conta da forte concorrência dos folhetins adultos da Record e da Globo, que continua nadando de braçada com o Jornal Nacional e a novela das nove. Há o entendimento de que o folhetim poderá performar melhor em um horário que será o único produto destinado ao público jovem.
Com a decisão de reapresentar o seu recém-estreado folhetim, o SBT tirará — em partes — espaço do Tá na Hora. O jornalístico de Marcão do Povo e Márcia Dantas continuará sendo produzido em seu horário normal, entre 17h30 e 19h45, mas terá os seus últimos 75 minutos optativos. A faixa horária, que já era destinada para a produção regional das afiliadas, segue sendo de escolha das parceiras do canal de Silvio Santos, que poderão optar entre a versão nacional do jornalístico, a rebatida da novela ou pela exibição de programas locais.
A nova programação, ao menos até o momento da publicação deste texto, é um teste. Não há garantia alguma de que a grade seguirá da mesma forma durante toda a próxima semana — até por isso não houve uma desmobilização da equipe do horário regional do Tá na Hora. Se os resultados forem positivos, a tendência é de que o teste se torne definitivo. Na hipótese dos índices de A Caverna Encantada não reagirem, há uma grande possibilidade de que tudo seja modificado (mais uma vez) antes mesmo da próxima sexta-feira, dia 9.
A Caverna Encantada é o maior fracasso do SBT em 12 anos
Em sua primeira semana de exibição, A Caverna Encantada não estava tão encantada assim — é o que indicam os números de audiência da Grande São Paulo: em sua primeira noite no ar, A Caverna Encantada conseguiu surpreender até mesmo os mais pessimistas dentro da diretoria da emissora . A novela protagonizada por Mel Summers derrubou os índices deixados pelo SBT Brasil, que atingiu números fora de sua performance habitual, e se tornou responsável pelo pior ibope de um primeiro capítulo de um folhetim inédito da emissora nos últimos 12 anos.
De acordo com os números de ibope da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, o primeiro capítulo de A Caverna Encantada marcou apenas média de 4,3 pontos na noite de segunda-feira (29). A performance do folhetim continuou fraca ao decorrer de toda a sua primeira semana de exibição, com médias de 4,4 na terça (30) e 4,0 pontos no capítulo de quinta-feira (1). Até aqui, o pior índice da trama foram os 3,7 pontos de seu terceiro capítulo, exibido na noite de quarta-feira (31).