O encanto parece estar cada vez mais longe da realidade do SBT: em uma movimentação desesperada para tentar fazer com que o público engula A Caverna Encantada, a emissora liderada por Daniela Beyruti suspendeu a edição local do Tá na Hora para investir em um horário alternativo para o folhetim, que teve números de ibope vexatórios em sua primeira semana. A mudança, no entanto, teve o efeito oposto do que era esperado pela filha de Silvio Santos. A trama protagonizada por Mel Summers derrubou a audiência do telejornal e espantou os telespectadores da rede.
Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, indicam que a reapresentação de A Caverna Encantada estreou com média de apenas 2,4 pontos, deixando o SBT em quarto lugar na sua faixa, entre 18h39 e 19h45. No comparativo direto com as quatro segundas-feiras anteriores, quando o horário era preenchido pelas notícias do Tá na Hora, a emissora perdeu 20% de seus telespectadores, além de ter sido superada pela Band, que incrementou os seus índices em 19% no comparativo com o mesmo período.
As principais concorrentes do canal se beneficiaram com a mais nova ideia fracassada de Daniela Beyruti. Além da Band, que voltou ao terceiro lugar absoluto com o Brasil Urgente regional e o Jornal da Band (3,7), a Record subiu 8% no comparativo com as últimas quatro segundas-feiras, indo de 7,9 para 8,5 pontos com o Cidade Alerta SP. A Globo, com sua cobertura olímpica, duas novelas e o telejornal SP2, incrementou seus índices em 1%, crescendo de 22,2 para 22,5 pontos — No Rancho Fundo, por sinal, bateu recorde de público, com 22,4 pontos de média.
Derrotada por um enlatado turco em sua faixa original, A Caverna Encantada acabou fazendo a alegria de Joel Datena em seu novo horário. O herdeiro de José Luiz Datena, que ainda não havia conseguindo se impor a frente do Brasil Urgente, venceu o folhetim praticamente de ponta a ponta: a novela de Iris Abravanel só conseguiu ficar a frente do programa policial durante seus três primeiros minutos de exibição. A trama ainda conseguiu o feito de se aproximar do Gazeta Esportiva — no confronto das duas atrações, das 18h39 às 18h58, o placar foi de 2 a 1 ponto.
A Caverna Encantada turbina Band e derruba bons índices do Tá na Hora
Sacrificado pela movimentação abilolada de Daniela Beyruti, o Tá na Hora não fez feio em seu primeiro dia com menos tempo de duração: o formato comandado por Márcia Dantas e Marcão do Povo teve o segundo melhor desempenho de toda a sua história, com 3,6 pontos de média, e ficou a frente da Band em todos os minutos em que esteve no ar. Durante o embate com o telejornal, entre 17h30 e 18h38, a Band não foi além de 2,7 pontos com a versão nacional do Brasil Urgente.
O desempenho da edição desta segunda-feira (5) do Tá na Hora, por sinal, foi apenas um décimo menor que a performance do capítulo inédito de A Caverna Encantada exibido na noite de sexta, dia 2 — a diferença é que o folhetim vai ao ar em um horário com mais televisores ligados. Todos os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação feita no dia útil seguinte.
Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos no respectivo canal ou programa. A reportagem do TV Pop revelará os dados finais de audiência do novo horário de A Caverna Encantada e dos demais programas das principais plataformas de conteúdo nesta segunda no início da tarde de terça-feira (6).