EXCLUSIVO!

SBT desiste de A Caverna Encantada e volta com programa policial no horário nobre

Foto de Mel Summers na novela A Caverna Encantada
A Caverna Encantada foi cancelada depois de três capítulos na faixa das 18h (foto: Reprodução/SBT)

Durou pouco a tentativa de Daniela Beyruti em emplacar um novo horário para a teledramaturgia do SBT. Depois de apenas três capítulos transmitidos, a emissora de Silvio Santos decidiu tirar do ar a reapresentação de A Caverna Encantada, que vinha sendo transmitida no final da tarde desde o início da semana. Já a partir da noite desta quinta-feira (8), o canal voltará a transmitir o jornalístico Tá na Hora em seu horário habitual, entre 17h30 e 19h45. Os últimos 75 minutos, como já acontece desde março, seguem destinados para a produção regional das afiliadas da rede.

A reportagem do TV Pop apurou que as parceiras do SBT foram avisadas sobre a nova alteração na programação no final da manhã desta quinta. A movimentação foi justificada como parte de uma movimentação de correção de rota da emissora. Por mais que a reprise estivesse restrita apenas para duas praças do Painel Nacional de Televisão, A Caverna Encantada acabou afetando os índices do SBT Brasil. César Filho, que havia se isolado na terceira colocação entre os noticiosos de horário nobre, foi superado pelo Jornal da Band em todos os embates desde segunda.

Inicialmente, os executivos da TV de Silvio Santos cogitavam manter o horário alternativo do folhetim até o final desta semana. A emissora só mudou de ideia diante da falta de reação da novela em seu horário original e do crescimento da Band na faixa da reapresentação. Além disso, há o entendimento de que a insistência no folhetim no fim de tarde poderia ajudar com que Joel Datena conseguisse se consolidar a frente do Brasil Urgente — o filho de José Luiz Datena vinha perdendo sistematicamente para o Tá na Hora desde a sua estreia no formato, no final de julho.

Foto de cena da novela A Caverna Encantada
A Caverna Encantada derrubou audiência do SBT pelo país (foto: Reprodução/SBT)

A Caverna Encantada fracassou em seus dois horários

Ao decorrer de seus únicos três capítulos exibidos na faixa das 18h, A Caverna Encantada acumulou média de apenas 2,5 pontos na Grande São Paulo. O folhetim, que também não emplacou em seu horário original, ficou em quarto lugar em todas as suas exibições no horário alternativo, e marcou menos audiência que o Tá na Hora em todos os dias — o telejornal comandado por Márcia Dantas e Marcão do Povo ficou em terceiro lugar na segunda e na terça-feira, ficando atrás da Band apenas nesta quarta-feira.

No horário nobre, o folhetim protagonizado por Mel Summers também continua sem encantar os telespectadores. Dos oito capítulos transmitidos até aqui, nenhum conseguiu superar a Record, que transmite o enlatado turco Força de Mulher na mesma faixa horária — a novela importada se firmou como vice-líder em 14 das 15 praças do Painel Nacional de Televisão, enquanto a história criada por Íris Abravanel perdeu fôlego na maior parte do país.

O TV Pop procurou o SBT para ter um posicionamento sobre as novas mudanças na programação. No entanto, Maisa Alves, que comanda toda a assessoria de imprensa da emissora, tem evitado responder aos questionamentos enviados pela reportagem nas últimas semanas.

Leia mais