Durante uma entrevista ao programa Sem Censura da TV Brasil, Mônica Martelli compartilhou uma história inusitada sobre sua estreia na novela Por Amor (1997). A atriz interpretou Paula Medeiros, uma secretária que, inicialmente, tinha uma participação pequena na trama.
A comunicadora relembrou a tentativa de ganhar mais destaque na novela de Manoel Carlos. “No dia que eu fui fazer Por Amor, eu cheguei a me despedir da família. Falei: ‘Gente, um beijo, rolou pra mim!’. Eu passei oito meses falando a seguinte frase: ‘Doutor Arnaldo, Dona Branca na linha C'”, contou Martelli, referindo-se aos personagens de Carlos Eduardo Dolabella (1937-2003) e Susana Vieira.
Determinada a aumentar sua visibilidade, Mônica Martelli decidiu mudar a entonação de sua única frase, mas sem sucesso. Persistente, ela escreveu uma carta ao autor da novela, Manoel Carlos. “Deixei na portaria dele e escrevi na carta: ‘Maneco, a Paula é supercompetente como secretária, eu acho que ela merecia ser promovida'”, lembrou a atriz.
Para a surpresa de Mônica Martelli, Manoel Carlos atendeu ao pedido. “Ele então fez uma cena em que estavam Antonio Fagundes, Fabio Assunção e Cássia Kis em uma mesa. O Fabio olhava e falava: ‘Gente, eu gostaria de avisar a todos vocês que Paula foi promovida para gerente da empresa’. E no fim, eu olhava e falava: ‘Obrigada’. A fala diminuiu, mas pelo menos a cena estava em cima de mim. Teve close”, relatou a atriz.