Juliana Paes, que está colhendo os frutos do sucesso mundial que o drama Pedaço de Mim vem fazendo na Netflix, recusou o convite da Globo para retornar ao elenco de Renascer, interpretando mais uma vez Jacutinga. De acordo com a coluna Play, do jornal O Globo, mesmo com a recusa da atriz, a direção da trama buscou uma solução para ausência da personagem na reta final, onde ela será bastante citada nos próximos capítulos.
Segundo a publicação, será revelado em cenas da penúltima semana da novela que a sanfoneira Lilith, papel de Lucy Alves, é na verdade filha de Jacutinga. Quem fará a descoberta é Norberto (Matheus Nachtergaele), que conhecerá a moça durante sua busca pela cafetina. Depois de se encantar pela moça, ela passará a se apresentar na venda dele.
Vale lembrar que a participação de Juliana Paes como Jacutinga na primeira fase de Renascer quase não aconteceu. Envolvida com projetos no audiovisual, a famosa precisou encaixar o trabalho na novela das 21h em sua agenda. Como seus novos trabalhos são no esquema de contrato por obra com a emissora, tem ficado cada vez mais difícil conciliar trabalhos longos com a empresa.
A rápida participação da atriz como a cafetina gerou bastante repercussão em janeiro, principalmente pela caracterização da personagem. Com a passagem de tempo, a aparência de Jucutinga ficou bem envelhecida, contando com a ajuda do setor de maquiagem e efeitos especiais dos Estúdios Globo.