Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Tino Marcos anuncia que irá se aposentar depois de 35 anos na Globo

Depois de 36 anos, Tino Marcos está deixando a Globo (foto: Reprodução/TV Globo)
Depois de 36 anos, Tino Marcos está deixando a Globo (foto: Reprodução/TV Globo)

O jornalista Tino Marcos anunciou na manhã desta terça-feira (2) que irá se aposentar em março. Com isso, ele dá um ponto final em um ciclo de 35 anos na TV Globo, aonde se tornou um dos principais nomes da cobertura esportiva, chegando a apresentar e ser editor-chefe do Globo Esporte.

O anúncio da aposentadoria do comunicador foi feito através de um e-mail enviado por Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo, aos funcionários do setor. Ele disse aos colegas que Tino Marcos “quer curtir a vida e ficar perto da família depois de tantos domingos trabalhados”.

Seu último trabalho para a emissora será uma série de reportagens especiais para o Jornal Nacional sobre as olimpíadas que devem ser realizadas esse ano. Ele finalizará o trabalho em fevereiro, mas o conteúdo irá ao ar apenas em julho.

A seguir, leia ao e-mail em que a Globo oficializou aos seus funcionários que Tino Marcos está deixando a emissora:

Amigas e amigos,

Em julho de 2019, Tino Marcos nos procurou pedindo uma mudança. Queria deixar a cobertura da Seleção Brasileira e o dia-a-dia em geral para se dedicar a projetos especiais. Era o primeiro passo de uma ideia maior: de, aos poucos, se despedir da reportagem. Na semana passada, Tino nos procurou novamente pra dizer que esse dia chegou. É raro alguém ter a sabedoria, a coragem e a serenidade de decidir parar no auge. Tino quer curtir a vida e ficar perto da família depois de tantos domingos trabalhados, de tantas longas viagens, de tanto tempo afastado de casa.

Sem exagero algum, Tino Marcos deixar a reportagem é como Pelé se despedir dos campos. Tino entrou na Globo em maio de 1986 e foi um dos responsáveis pela criação de um jeito único e bem brasileiro de se contar histórias esportivas na TV. Um gênio do audiovisual, da decupagem frame a frame, da pergunta exata, do texto perfeitamente casado com a imagem. Um estilo que influenciou gerações. Tino é até hoje referência.

As reportagens dele se confundem com a história do esporte brasileiros nos últimos 35 anos. Pra se ter uma ideia do peso de Tino Marcos, no início da carreira – ainda no Cruzeiro – o sonho do Ronaldo era ser entrevistado por ele num jogo do Brasil. Há a história de um aniversário do Fenômeno em Bento Ribeiro em que a maior atração da festa foi o Tino. Ronaldo teve que pedir pra todos “deixarem o Tino em paz pra ele trabalhar.” O microfone do Tino marcou a carreira inteira do Fenômeno e de muitos outros craques. Foi o repórter do tetra e do penta.

Soube se reinventar, mudando a linguagem das reportagens ao longo do tempo. Generoso, ajudou na carreira de inúmeros repórteres (me incluo nessa longa lista). Foi inspiração de muita gente. Qual repórter não foi chamado de Tino nas ruas? Virou sinônimo do ofício.

Tino continuará conosco ainda no mês de fevereiro para finalizar os episódios de uma série olímpica para o JN, que irá ao ar em julho. Será seu último presente para todos como repórter. Mas as portas da Globo sempre estarão abertas para qualquer tipo de parceria com o Tino no futuro.

Em nome da Globo e de todos os colegas só tenho a agradecer, Tino, por tudo o que fez nesses anos. Por ter sido quem foi. Pela herança que deixa.

-Galvão!

-Diga lá, Tino!

-Sentiu.

Sentiremos todos, Tino.

Seja feliz com Virginia, Pilar e Laura.

Sinta-se abraçado por todos os seus colegas, amigos e fãs”.

Leia mais