MAIS UM FRACASSO, BONINHO?

BBB da Shopee, Estrela da Casa faz Globo perder quase 3 milhões de telespectadores

Foto de Ana Clara Lima na estreia do programa Estrela da Casa
Estrela da Casa estreou com menos ibope que todas as temporadas do The Voice Brasil (foto: Reprodução/TV Globo)

A estrela? Caiu do céu — ao menos é o que indicam os dados de audiência do primeiro dia do Estrela da Casa. Iniciativa da Globo para melhorar sua audiência e ter mais faturamento no segundo semestre, o novo reality show da maior emissora do país estreou com números decepcionantes. Apesar de ter mantido a liderança entre as TVs abertas durante toda a sua exibição, a atração não teve fôlego sequer para atingir mais telespectadores que o The Voice Brasil, cancelado justamente pela fuga de público nos últimos anos, em que o formato chegou a ser superado pela Record.

Os números prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que a Globo perdeu quase três milhões de telespectadores somente na principal metrópole do país ao longo da exibição do primeiro episódio da nova criação de Boninho. No primeiro minuto do Estrela da Casa, impulsionado pelo desempenho da novela das 9, a emissora marcava 25,3 pontos. No último minuto da atração, a rede tinha apenas 10,2. Ou seja: ao menos 2 milhões e 891 mil pessoas mudaram de canal ou desligaram a televisão.

Em seu horário completo, entre 22h25 e 23h43, a estreia de Estrela da Casa garantiu a preferência de 27,4% dos televisores ligados na Grande São Paulo. Com média de 13,8 pontos, o reality comandado pela ex-BBB Ana Clara dificilmente escapará de ter o primeiro episódio menos assistido da história dos realities de confinamento produzidos pela Globo. Até então, a pior audiência do gênero pertencia ao último ciclo de No Limite, que estreou com 14,0 de média em julho do ano passado. O The Voice, por sua vez, nunca teve índices abaixo dos 15 pontos em uma estreia.

Foto da coletiva de imprensa do programa Estrela da Casa
Encontro de jornalistas e influenciadores não serviu para divulgar o Estrela da Casa (foto: Reprodução/TV Globo)

Estrela da Casa derrubou audiência do The Voice

Produzido pela Globo ao longo de mais de uma década, o The Voice Brasil nunca teve uma performance tão fraca em suas estreias — nem mesmo em sua primeira edição, que foi transmitida na tarde de domingo, em que há um número de televisores ligados consideravelmente menor que o do horário nobre dos dias úteis. Considerando a média geral das 12 temporadas da agora extinta competição musical, o formato importado também nunca teve números tão baixos quanto os obtidos pela estreia da criação original de Boninho. Confira:

  • The Voice Brasil 1 (2012): estreou com 15 pontos, média geral de 14,6
  • The Voice Brasil 2 (2012): estreou com 24 pontos, média geral de 25,8
  • The Voice Brasil 3 (2014): estreou com 21 pontos, média geral de 22,2
  • The Voice Brasil 4 (2015): estreou com 20 pontos, média geral de 20,3
  • The Voice Brasil 5 (2016): estreou com 23 pontos, média geral de 21,6
  • The Voice Brasil 6 (2017): estreou com 25 pontos, média geral de 23,4
  • The Voice Brasil 7 (2018): estreou com 22 pontos, média geral de 23,7
  • The Voice Brasil 8 (2019): estreou com 25 pontos, média geral de 25,1
  • The Voice Brasil 9 (2020): estreou com 17 pontos, média geral de 16,1
  • The Voice Brasil 10 (2021): estreou com 19 pontos, média geral de 15,9
  • The Voice Brasil 11 (2022): estreou com 15 pontos, média geral de 15,1
  • The Voice Brasil 12 (2023): estreou com 15 pontos, média geral de 16,6

No horário da estreia de Estrela da Casa, a vice-liderança entre as TVs abertas ficou para o SBT, que marcou 8,6 pontos com um jogo da Copa Sul-Americana e o início do Programa do Ratinho. Em terceiro lugar, com a novela Gênesis e o Cine Record, surgem os 4,0 pontos da Record. A Band, com Perrengue do Dia e MasterChef, marcou 1,8 ponto. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos no respectivo canal ou programa. A reportagem do TV Pop revelará os dados finais de audiência do reality da Globo e dos demais programas das principais plataformas de conteúdo nesta terça no início da tarde de quarta-feira (14).

Leia mais