A Globo decidiu não exibir a cena de um exorcismo na reprise da novela Alma Gêmea (2005) envolvendo a personagem Alexandra (Nivea Stelmann), na última quarta-feira (14). Por causa do horário do Vale a Pena Ver de Novo, a emissora costuma cortar cenas consideradas muito pesadas para a faixa, por isso houve uma censura na sequência que mostra um espírito obsessor possuindo a mulher.
O trecho mostra Alexandra se revoltando com Vera (Bia Seidl), depois da rival soltar o cabelo a pedido de Eduardo (Ângelo Antônio), seu marido. A mulher parte para cima da professora de balé para machucá-la, mas é impedida por Eduardo e Dr. Julian (Felipe Camargo). O médico que tenta tratar seu problema psicológico percebe, no entanto, que sua questão é relacionada a um espírito.
+ Rejeitado pelos pais, vilão de Chay Suede fará inferno em novela das 9
+ Força de Mulher bate recorde na Record e supera toda a dramaturgia do SBT desde 2023
Julian pergunta “quem está aí?” e recebe um sorriso de Alexandra, que se transforma completamente. A cena de exorcismo parte desse momento, e não foi exibida em Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo. Na edição, a mulher aparece apenas dominada pelo médico no chão.
Cena original de Alma Gêmea
Em 2005, a sequência mostrava o espírito expondo detalhes da vida íntima do doutor. “Eu sei muita coisa sobre você. Sua mulher te abandonou, ela fugiu com outro!”, diz o espírito. “Eu não vim para falar de mim. Vá embora! Deixe esse corpo!”, reage Julian.
“Tem medo da vida! Estuda o outro mundo, porque tem medo dos sentimentos terrenos. Tem que ser anjo, porque tem medo de ser homem. Tem medo de amar, de sentir, é um covarde!”, continua Alexandra, tomada pelo obsessor. Existe um embate violento, mas a reprise de Alma Gêmea se limitou a exibir o espírito fugindo da ajuda de Julian.