O Grupo Jovem Pan desligou a estação AM 620 de São Paulo nesta quinta-feira (15). A emissora, criada em 1944 como Rádio Panamericana, vinha funcionando como uma repetição da Classic Pan FM 76.7 desde setembro de 2023. O formato adulto contemporâneo havia sido operado brevemente pela Jovem Pan no início dos anos 2000 com afiliadas em algumas cidades e depois foi tornado um canal de música do aplicativo do grupo.
A Jovem Pan foi pioneira na migração da faixa AM para FM, realizando testes na faixa estendida entre 2014 e 2015. Até 2023, a AM 620 era a estação de rádio AM com maior alcance de ouvintes únicos no Brasil. A FM 76.7 estreou em 2023 com uma participação importante de trabalho em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Paulo Cardoso, coordenador de inovação e sistemas de radiodifusão da Anatel, indicou que até a região da Amazônia Legal possuía o novo modelo. “As entidades que operavam no serviço de onda média, principalmente em caráter local, puderam migrar para o caráter regional, ou migrar para um canal de FM. Em todo o Brasil, mais de 1,6 mil estações de onda média pediram para migrar para a faixa de FM”.
Luiz Carlos Abrahão, diretor de tecnologia da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) enumerou os ganhos em logística com a troca de AM para o FM. “A população em geral, os ouvintes, com o FM desfrutam de uma qualidade muito superior de áudio, tanto no que diz respeito a menor ruído, quanto maior faixa de reprodução de frequências, o que dá mais clareza e inteligibilidade”, sinalizou.