POLÊMICA?

Betty Faria critica cobrança por atores mais velhos na TV e defende influenciadores

Foto de Betty Faria
Betty Faria falou sobre atual momento da televisão (Foto: Divulgação/TV Globo)

Betty Faria abriu o jogo sobre o que pensa em relação às escalações em novelas atualmente. A veterana criticou a cobrança por atores mais velhos em produções televisivas e ainda defendeu o espaço de influenciadores em folhetins. “Não estou aqui para discriminar ninguém. Quero mais é que as pessoas sejam felizes e encontrem seu caminho”, avaliou a atriz, que estará em Volta por Cima, nova trama das 19h da TV Globo.

A artista, de 83 anos, ponderou que é normal que atores veteranos ganhem menos papéis na TV com o passar dos anos. “Acho que faz parte da realidade do audiovisual. As histórias não são focadas nas pessoas mais velhas, salvo algumas exceções. Às vezes, há um bom papel para uma pessoa mais velha, às vezes, um protagonista idoso. Acho insuportável essa cobrança de que se deve escrever para os mais velhos. Coitados dos autores”, declarou, em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo.

+ Renata Fan faz bonito e Jogo Aberto vence SBT com 20% mais ibope que o Chega Mais
+ Globo passa facão em cena de exorcismo em reprise de Alma Gêmea

Betty Faria opinou que é comum que os personagens de destaque em produções audiovisuais sejam jovens e defendeu que influenciadores tenham oportunidades. “Não acho isso gostoso, acho fora da realidade internacional. Repare bem nos filmes e veja as faixas etárias dos protagonistas. Esse discurso de ‘os autores têm que escrever para os velhinhos’, ‘os influenciadores não podem trabalhar’, isso acho horrível. Acho discriminatório”, disparou.

A atriz, no entanto, contou que sempre recebe convites para trabalhar, mas ponderou que alguns veteranos não possuem as mesmas chances, por isso a importância do Retiro dos Artistas. “O certo é que os velhos artistas que não tiveram a sorte que eu tive sejam protegidos em suas casinhas no retiro, com assistência médica, com boa alimentação e com um fim de vida gostoso”, declarou.

Em Volta por Cima, Betty Faria interpretará uma mulher que perdeu toda sua fortuna e está em decadência. “É uma coisa engraçada, interessante. Fico feliz em participar de um trabalho que tem protagonismo preto, principalmente neste momento de radicalizações em todo o mundo. O poder da novela sempre foi muito grande”, disse ela sobre a trama de Claudia Souto, que terá Jéssica Ellen e Fabrício Boliveira como protagonistas.

Sobre a política, a atriz avaliou que prefere não se pronunciar publicamente para não ser massacrada. “Acho que todo ser humano quer ser apreciado. Ninguém gosta de levar pancada, ninguém gosta de apanhar. Não é agradável. Tanto é que não tenho me manifestado politicamente. Ando bastante quieta e discreta, porque andei apanhando bastante”, concluiu.

Leia mais