As primeiras homenagens ao apresentador Silvio Santos (1930-2024) mais do que dobraram os índices de audiência do SBT. Os números prévios da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que a emissora fundada pelo comunicador apresentou um crescimento de 162% entre 11h29 e 16h39, faixa horária em que o canal derrubou as suas atrações habituais para noticiar a morte do empresário, abrindo mão até mesmo de intervalos comerciais. A cobertura especial levou apenas 13 minutos para assumir a vice-liderança no ibope.
O canal optou pela manutenção de sua programação normal até o final da manhã: a morte de Silvio Santos foi oficializada às 10h03, enquanto a emissora exibia o Sábado Animado, apresentado justamente por Silvia Abravanel, uma das filhas do comunicador — o programa é gravado dias antes de ir ao ar. A atração, que costuma terminar por volta das 11h15, acabou ficando mais tempo no ar para que os jornalistas da rede se preparassem para dar a notícia do falecimento do empresário. Em seu último minuto, às 11h28, ele tinha 3,5 pontos, contra 5,1 da Record e 12,1 da Globo.
Simone Queiroz, repórter especial e apresentadora das edições de sábado do SBT Brasil, foi a escolhida para dar a notícia ao público da rede. A cobertura ultrapassou a Record, que transmitia o Fala Brasil, a partir das 11h42, quando o canal registrou 5,3 pontos, contra 5,2 da concorrente. Desde então, a emissora não saiu mais do segundo lugar, ficando a frente do final do telejornal da rival, The Love School, Balanço Geral e Cine Aventura. Em sábados normais, é corriqueiro que a rede não consiga vencer nenhuma das atrações citadas anteriormente.
SBT chegou a se aproximar da Globo na faixa do meio-dia
Até o momento da publicação deste texto, o momento de maior audiência do SBT foi no horário do almoço: considerando apenas a média entre meio-dia e 13h, o Plantão do Jornalismo marcou média de 8,7 pontos, quase quatro vezes mais que a Record (2,3) na mesma faixa horária. A Globo, com parte de uma edição especial do É de Casa e o noticioso SP1, marcou 11,6. Em seu melhor minuto, às 12h37, mais de 1 milhão e 799 mil pessoas estavam sintonizadas na cobertura especial sobre a morte de Silvio Santos — o equivalente a 9,4 pontos, a apenas 1,9 ponto da liderança.
Considerando o horário entre o anúncio da morte de Silvio Santos na programação do SBT e a abertura do primeiro intervalo pós-oficialização da notícia, das 11h29 às 16h39, o SBT marcou 7,6 pontos de média, seu melhor desempenho do ano nesta faixa horária, considerando até mesmo domingos e dias úteis. Na comparação com os quatro sábados anteriores, a emissora incrementou seus índices em 162%. A Globo, em primeiro lugar, marcou 11,4 pontos e perdeu 12% de público no mesmo comparativo. A Record, em terceiro lugar, caiu 19% e não foi além de 3,0 pontos.
A reportagem do TV Pop considera que a audiência é o menos importante diante de uma perda tão relevante quanto a do empresário. No entanto, até como forma de preservar a história da TV brasileira, divulgará os dados finais de ibope das homenagens ao legado de Silvio Santos e dos demais programas das principais plataformas de conteúdo no início da tarde de segunda-feira (19).