A Globo exibirá na Sessão da Tarde desta quarta-feira (21), após a reapresentação da novela Mulheres de Areia, o filme Jornada da Vida. Lançado em 2018, o longa é protagonizado por Alibeta, Fatoumata Diawara, Ismaël Charles Amine Saleh, Lionel Louis Basse, Mame Fatou Ndoye e Omar Sy. A produção foi dirigida por Philippe Godeau. O filme da Sessão da Tarde entrará no ar por volta das 15h30, pelo horário de Brasília.
A produção conta a história de um retorno ao país de seus ancestrais para promover seu livro, Seydou Tall, uma estrela francesa de origem senegalesa, se afeiçoará a um menino, Yao, que percorreu mais de 387 quilômetros (240 milhas) sozinho para conseguir um simples autógrafo. É então o início de um mergulho no coração do país, em forma de filme de estrada. Seydou acompanhará o pequeno Yao até sua aldeia, Kanel. Ele também conhecerá muitas figuras do Senegal e uma mulher, Gloria, com quem ele parece fugir.
As descobertas do inquieto e astuto Yao ocupem seu espaço na narrativa, como o primeiro contato com o mar ou mesmo a intimidade construída com seu ídolo, que simboliza uma realidade distante, de certa forma quase tão fantasiosa quanto a dos livros de Júlio Verne, que tanto admira, é mesmo na reconexão de Seydou com suas raízes que Godeau se concentra. Já desfamiliarizado, sem saber falar sua língua nativa e desconhecendo a localização da aldeia natal de seu pai, Seydou é visto com um verdadeiro estrangeiro, um branco, como afirma jocosamente Gloria (Fatoumata Diawara), a insinuante cantora vinda do Mali com quem o protagonista desenvolve um “quase romance”.