Vale tudo pra vender o próprio peixe, até mesmo usar o programa concorrente que dá o triplo de audiência. A diretoria da Record decidiu apelar para tentar chamar a atenção do mercado publicitário para a estreia da próxima temporada de A Fazenda, que deverá acontecer em setembro: a emissora enviou um estudo para um seleto grupo de agências afirmando que o reality rural teria uma “dinâmica mais atrativa” do que o Big Brother Brasil, da Globo.
A reportagem do TV Pop teve acesso ao arquivo enviado para os anunciantes. Nele, o canal confronta diversos acontecimentos das competições, como Prova de Fogo x Prova do Anjo, para convencer o mercado de que o telespectador passaria mais tempo no programa da Record do que no congênere da Globo.
A emissora, porém, omitiu um detalhe relevante: A Fazenda ocupou em 2020 um espaço muito maior na grade de programação do que o Big Brother Brasil. O reality da Record chegava a ter edições com quase duas horas de duração, enquanto o da rede carioca sequer ultrapassava 30 minutos em alguns dos dias, como nas noites de quarta-feira.
Nas comparações feitas pelo canal e creditadas a uma ferramenta da Kantar Ibope Media, cada telespectador de A Fazenda 12 assistiu ao reality por 49 minutos diários, enquanto o BBB20 era assistido durante 34 minutos. A maior diferença foi no confronto da Prova de Fogo (segundas) com a Prova do Anjo (sábados): 53 contra 25 minutos.
O TV Pop apurou que a iniciativa da Record virou piada nos bastidores das agências de publicidade. Há um grande receio das empresas em investir na próxima temporada de A Fazenda depois que a emissora demitiu Marcos Mion quando a comercialização do reality já havia sido iniciada: os anunciantes não ficaram empolgados com os nomes ventilados pela imprensa como possíveis novos apresentadores, como o jornalista Geraldo Luís.
A seguir, confira o slide do documento enviado pela Record para o mercado publicitário comparando A Fazenda com o BBB: