CLÁSSICO DA TV

Eu, a Patroa e as Crianças dispara ibope da Record, mas não vence Celso Portiolli

Foto da série Eu, a Patroa e as Crianças
Eu, a Patroa e as Crianças disparou ibope dominical da Record (foto: Reprodução/Record)

Eu, a Patroa e as Crianças fez bonito em seu retorno legalizado à televisão aberta. Quase uma década depois de deixar a programação do SBT, em que se tornou um dos enlatados mais célebres da história da televisão brasileira, o seriado protagonizado por Damon Wayans elevou os índices de audiência da Record e aproximou a emissora da vice-liderança em um horário que a rede costuma ter dificuldades, não raramente ficando em quarto lugar com as eternas reapresentações de Todo Mundo Odeia o Chris. Em média, a produção da Disney aumentou os números do canal em 59%.

Os índices prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que a série produzida entre 2001 e 2005 marcou 5,1 pontos de média, com pico de 5,7 às 12h28. Transmitida entre 11h30 e 12h29, a história da família Kyle assegurou a sintonia de 11,4% dos televisores ligados na principal metrópole do país. No mesmo horário, nos quatro domingo anteriores, a Record havia pontuado 3,2 pontos com Todo Mundo Odeia o Chris. Durante 31 minutos não consecutivos, o seriado superou o SBT e ficou em segundo lugar.

No entanto, mesmo turbinando a performance da emissora, Eu, a Patroa e as Crianças não conseguiu desbancar o Domingo Legal em termos médios: Celso Portiolli continuou em sua já habitual vice-liderança absoluta durante o embate com o seriado, com 5,2 pontos de média. No mesmo horário, a Globo ficou na liderança entre as TVs abertas, com 8,2 pontos. A Band, em quarto lugar, marcou 1,4 ponto de média. As plataformas de vídeo sob demanda tiveram 13,0 pontos, enquanto a soma dos canais da televisão por assinatura marcou 4,0 de média.

Além da Record, o seriado produzido pela Disney pode ser assistido na TV por assinatura, no canal Star Channel, e também no streaming, pelo Disney+. Asssim como aconteceu com Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009), a produção se consolidou como um verdadeiro fenômeno no Brasil, ganhando transmissões aos dias de semana e também aos fins de semana no SBT e no canal Sony. Os fãs brasileiros também costumam interagir com o elenco da produção nas redes sociais até os dias de hoje.

Foto da estreia de Eu, a Patroa e as Crianças na Record
Eu, a Patroa e as Crianças chegou a desbancar audiência do Domingo Legal (foto: Reprodução/Record)

Eu, a Patroa e as Crianças virou fenômeno no SBT

A produção acompanha as trapalhadas do empresário Michael Richard Kyle, Sr. (Damon Wayans), que cuida de uma forma não muito convencional dos filhos, Junior (George O. Gore II), Claire (Jazz Raycole/Jennifer Freeman) e Kady (Parker McKenna Posey). A mulher dele, Jay (Tisha Campbell-Martin), é responsável por tentar trazer um pouco para a família, mas ela sempre acaba se metendo nas confusões do marido e dos herdeiros.

Há pouco mais de três anos, em fevereiro de 2021, a emissora de Silvio Santos chegou a anunciar publicamente que havia chegado a um acordo para voltar a transmitir Eu, a Patroa e as Crianças, além de outros dois seriados que marcaram época na emissora — As Visões da Raven e Um Maluco no Pedaço. O canal, no entanto, acabou recuando menos de 24 horas depois, já que não chegou a um denominador financeiro com a Disney e com a Warner para a retomada dos direitos de transmissão dos seriados.

A Patroa e Raven nunca voltaram a fazer parte da programação da rede do homem do Baú. Um Maluco no Pedaço, única do pacote que não faz parte do acervo da Disney, voltou a ser exibida pelo SBT em janeiro do ano passado, e passou por diversos horários e dias da semana. Em sua exibição mais recente, o seriado era exibido no início das manhãs de domingo, às 6h da manhã, na sessão Domingo Série. A história, no entanto, acabou tirada do ar diante de seus baixos índices de audiência: na sua última exibição, em 21 de abril, a trama marcou apenas 0,9 ponto de média.

Antes de chegar a um acordo financeiro com a Record, a Disney voltou a oferecer um pacote de seriados para a emissora de Silvio Santos. As negociações, que aconteceram entre o final de 2023 e o início deste ano, eram motivadas pelo interesse da multinacional em atrair novos assinantes para o seu serviço de streaming, além de incrementar os rendimentos de produtos licenciados — um dos produtos ofertados para o SBT foi o seriado Os Simpsons. O canal, no entanto, recusou as investidas da empresa por acreditar que as atrações não condizem com o atual momento da rede.

Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos no respectivo canal ou programa. A reportagem do TV Pop revelará os dados finais de audiência da estreia de Eu, a Patroa e as Crianças na Record e dos demais programas das principais plataformas de conteúdo no final de semana no início da tarde de segunda-feira (26).

Leia mais