A Globo decidiu cancelar a produção de uma edição do Som Brasil em homenagem à cantora Marília Mendonça (1995-2021). De acordo com a coluna F5, da Folha de S.Paulo, o especial, que estava previsto para ser exibido em novembro, não irá mais ao ar por conta dos problemas nas negociações da emissora com a família da artista, que vetou alguns nomes de participarem da atração. Segundo a publicação, a dupla Maiara e Maraisa, que teve uma relação de amizade muito forte com a rainha da sofrência, não iria participar por imposição da família de Marília.
A Globo, por outro lado, entende que as sertanejas não poderiam faltar no especial. Nos bastidores, Ruth Mendonça, mãe da cantora, e João Gustavo, seu irmão, cortaram relações com as gêmeas recentemente e trocaram farpas nas redes sociais. A confusão começou depois que a dupla não aceitou o convite para participar do This is Marília Mendonça, evento em homenagem a cantora promovido pelo Spotify.
O show, que vai acontecer em outubro no Allianz Parque, em São Paulo, contará com grandes artistas. Em nota, a Globo confirmou que o especial não está mais previsto para produção. “O Som Brasil está sempre em busca de edições que retratem os mais icônicos artistas brasileiros e, desta forma, Marília Mendonça seria um nome em potencial”, diz o trecho do comunicado, informando que o próximo programa será com o cantor Djavan. O Som Brasil, que voltou a ser exibido pela Globo em 2022, é produzido pelo núcleo de programas do apresentador Pedro Bial.