GIOVANNA BOSCOLO

Ex-atriz de Chiquititas defenderá o Brasil nos Jogos Paralímpicos

Foto de Giovanna Boscolo
Ex-atriz de Chiquititas, Giovanna Boscolo estará nos Jogos Paralímpicos (foto: Reprodução/Internet)

Giovanna Boscolo, ex-atriz de Chiquititas (2013), está entre as grandes esperanças do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. A artista competirá nas provas de arremesso de club e peso, que começam na próxima sexta-feira (28). A jovem estava na carreira artística até ter sido diagnosticada com Ataxia de Friedreich, uma doença rara que afeta equilíbrio, coordenação e energia.

Antes do diagnóstico, Giovanna Boscolo se destacou na ginástica aeróbica, sendo campeã brasileira em 2014. Sua curiosidade sobre a genética a levou a cursar biomedicina, onde conheceu o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e fez estágio em Ciências do Esporte, analisando dados de atletas para sugerir melhorias nos treinos.

Foi assim que ela se aproximou do atletismo. O CPB a convidou para experimentar o lançamento de club, e ela começou a competir na classe F32, destinada a pessoas com lesões cerebrais. Sua estreia foi no GP de Dubai em fevereiro de 2024, onde conquistou o ouro e quebrou o recorde das Américas com uma distância de 26,25 metros. No Mundial de Kobe 2024 no Japão, a ex-atriz de Chiquititas também garantiu uma medalha de bronze no lançamento de club, consolidando-se como uma das promissoras atletas brasileiras para as Paralimpíadas de Paris.

Novela Chiquititas

A novela Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois ele não aceitava que sua filha se envolvesse com um empregado.

Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz. Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, a rígida zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que ela passa mal e acaba morrendo, e então Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar.

Leia mais