Fábio Porchat será o apresentador da edição do prêmio Bola de Prata da ESPN. A cerimônia ocorrerá em 9 de dezembro e será exibida ao vivo na ESPN e Disney+. O evento homenageia os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, tanto na categoria masculina quanto feminina. A informação é do O Globo.
Sérgio Loroza e Lázaro Ramos foram os apresentadores em edições anteriores. Pela primeira vez, o evento também será transmitido pelo Disney+. Entre os vencedores do troféu estão Zico, Dirceu Lopes, Toninho Cerezo, Falcão, Rogério Ceni, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano, Neymar, Luis Suárez, Endrick, Marta e Formiga.
O prêmio foi lançado em 1970 pela revista Placar e desde 2016 é organizada pela ESPN. A partir de 2021, passou a premiar as melhores jogadoras do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e o atleta mais engajado no combate ao racismo. É reconhecida como a premiação mais tradicional do futebol brasileiro. Todas as partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol são assistidas por jornalistas da ESPN Brasil, que atribuem notas de 0 a 10 para todos os jogadores e treinadores em campo.
As notas atribuídas pelos jornalistas compõem 60% da nota final do jogador, enquanto outros 40% são calculados a partir de um algoritmo desenvolvido pela ESPN, que analisa mais de 100 estatísticas de desempenho de cada atleta. Ao final do campeonato, os jogadores com a maior média em cada posição, considerando um esquema 4-4-2, recebem o troféu Bola de Prata. O jogador com a maior média é eleito o melhor jogador do campeonato e recebe, desde 1973, a Bola de Ouro.