NA GLOBO

Com Renata Vasconcellos e William Bonner, Jornal Nacional completa 55 anos no ar

Foto do Jornal Nacional que comemora 55 anos
Jornal Nacional comemora 55 anos na Globo (foto: Reprodução/Internet)

O Jornal Nacional comemora 55 anos na Globo neste domingo (1). O telejornal, que estreou em setembro de 1969, foi transmitido do estúdio da emissora no Jardim Botânico. Na estreia, Hilton Gomes (1924-1999) e Cid Moreira, um dos âncoras mais duradouros, estavam à frente do programa.

Segundo o Memória Globo, a primeira edição do Jornal Nacional foi ao ar às 19h45. Hilton Gomes iniciou a transmissão com as palavras: “O Jornal Nacional da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se neste momento: imagem e som de todo o Brasil”, declarou.

Idealizado por Armando Nogueira, então diretor de Jornalismo da TV Globo, o programa foi assistido por cerca de 54 milhões de pessoas na estreia. “Um feito histórico da TV brasileira: o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, usando o sistema de lineagem, transmitiu imagens diretas do Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, num diálogo que foi acompanhado, ainda, pelo público de Brasília, Belo Horizonte e de todas as cidades incluídas na área”, disse.

“O jornal constitui uma inovação que revoluciona as transmissões do gênero no país, devendo tornar-se mais completo, ainda, quando a Embratel inaugurar o circuito de Brasília, o que permitirá a inclusão da Capital Federal e de Belo Horizonte nas transmissões ao vivo da Rede Globo“, declarou o diretor. Comandado atualmente por William Bonner, o jornalista já soma 28 anos na bancada do Jornal Nacional. Renata Vasconcellos está na função há 10 anos. A bancada do telejornal já contou com Fátima Bernardes e Patrícia Poeta.

Leia mais