A TV Cultura cancelou a produção de pelo menos oito programas de sua grade nesta quarta-feira (4). Um comunicado interno informou os funcionários de que essas atrações ficariam com novas gravações congeladas temporariamente por falta de verbas. A emissora, que é administrada pela Fundação Padre Anchieta, passará a exibir reprises para ocupar sua programação nos próximos dias.
De acordo com o Notícias da TV, o clima azedou nos bastidores do canal, no bairro da Água Branca, zona oeste de São Paulo. Funcionários chegaram a ficar bastante emocionados na Redação da empresa ao descobrirem que não trabalharão em novidades. Não há, no entanto, nenhuma expectativa de que haja desligamento de profissionais até o momento.
+ MasterChef faz caminho inverso do Bake Off e conquista melhor desempenho de 2024
+ Com mais de 100 dias, BBB 25 pode ser o mais longo da história do programa
“Devido à diminuição de receitas da TV Cultura, a emissora irá suspender a gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente. A maioria dessas produções continuará no ar por meio de reprises”, disse a emissora em nota.
O Governo de São Paulo afirmou que não tem feito cortes na TV Cultura e garantiu que seus investimentos são maiores este ano do que em 2023. Os aportes previstos para 2024 chegam a R$ 104 milhões, representando um valor 10% maior que a dotação do último ano.
O problema é que os funcionários PJ (pessoa jurídica) da TV pública estão lidando com problemas internamente. Eles alegaram que não receberam o salário de agosto na data combinada, e chegaram a ficar sem ter como almoçar e até mesmo voltar para casa. A emissora negou problemas e culpou um problema bancário para o transtorno. Os sindicatos que representam jornalistas e radialistas chegaram a se reunir para discutir a questão. Vale ressaltar que a TV Cultura recebe dinheiro do Governo de São Paulo e também através de patrocínios e parcerias.