BETDEPENDÊNCIA

Globo arrecada mais de R$ 600 milhões com casas de apostas e investe em própria bet

Foto de festa do BBB na Globo patrocinada por casa de aposta
Casas de apostas estão investindo milhões de patrocínio na emissora (Foto: Reprodução/TV Globo)

Mesmo afirmando que não depende das bets, a TV Globo deve receber somente nos próximos meses de 2024 cerca de R$ 600 milhões das empresas de apostas. A emissora deve superar a cifra de R$ 1 bilhão em 2025, quando novas normas entrarão em vigor e o próprio canal passará a explorar uma plataforma de apostas online. O assunto chama atenção nesta semana devido à investigação da Polícia Civil de Pernambuco por suspeita de lavagem de dinheiro e irregularidades em empresas, entre elas uma que já investiu em publicidade na líder de audiência.

De acordo com o Notícias da TV, a Globo negou que seja “betdependente” e afirmou que “o setor de apostas não aparece nem entre os cinco maiores anunciantes” de seu portfólio e que “quase todos os setores são maiores” que o de apostas. Por outro lado, o levantamento de cotas de patrocínio mostra que 5% do faturamento do Globo, estimado em R$ 11 bilhões em 2023, vem das bets. Para se ter uma ideia, o valor é maior do que a empresa arrecada com governos estatais, federais, estaduais e municipais no país, que chega a 4%.

+ Globo perde a liderança de audiência e empilha recordes negativos em dia apocalíptico
+ Atolada em dívidas, Band naufraga e marca pior audiência dos últimos 6 anos

Algumas empresas de apostas investem muito dinheiro em publicidade na Globo. A Betnacional pagou R$ 260 milhões pela cota do Futebol 2024, enquanto a Betano também investiu dinheiro nas transmissões dos jogos da Copa América e da Eurocopa. A Esportes da Sorte, que se tornou alvo da Polícia Civil, foi a primeira plataforma de apostas a investir no BBB deste ano. A cota paga chegou a R$ 87,4 milhões em uma festa do É o Tchan, em 30 de março. A empresa nega irregularidades.

Até o momento, a Globo faturou mais de R$ 400 milhões com cotas de patrocínio. No SporTV, foram R$ 120 milhões de arrecadação, tendo ainda outros R$ 100 milhões em veículos digitais. A Sportingbet e a Bet365 são as empresas que investiram com publicidade nessas modalidades da emissora. Em 2025, a líder de audiência pretende investir na MGMbet, sua casa de aposta com a MGM, a fim de movimentar pelo menos R$ 200 milhões em publicidade.

Leia mais