ROSANE SVARTMAN

Com novela no forno, autora de Vai na Fé entrega fórmula de sucesso das suas tramas

Foto de Rosane Svartman, autora de Vai na Fé, em festa de lançamento da novela
Autora de Vai na Fé, Rosane Svartman falou sobre fórmula de sucesso das novelas (Foto: Rogério Teixeira/Gshow)

Autora de sucessos da TV Globo, Rosane Svartman entregou se possui ou não uma fórmula para escrever uma novela que garante boa audiência. A escritora de títulos como Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019) e Vai na Fé (2023) contou que utiliza muito de sua observação para poder criar tramas interessantes e que acabam sendo relevantes para a sociedade.

Ao Notícias da TV, a novelista entregou que aposta em sua intuição para escrever novelas. “Se tivesse uma fórmula, se tivesse um jeito… Eu sempre falo que não acredito na inteligência artificial, porque a gente faz para a criação, porque tem a ver com intuição. Eu fico quase exercitando um músculo, tentando perceber num livro por que eu gostei daquilo, numa pesquisa, num filme”, disse ela, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

+ Renata Fan tritura Michelle Barros, que tem pior ibope da história no Chega Mais Notícias
+ Globo decide qual atriz dará vida à vilã Maria de Fátima no remake de Vale Tudo

Rosane Svartman falou sobre o assunto no painel Novelas e Teledramaturgia: Narrativas que Influenciam e Moldam a Sociedade, realizado na terça-feira (10), ao lado dos novelistas Maria Adelaide Amaral, Alessandro Marson e Mario Viana e do jornalista Mauricio Stycer. Ela avaliou que o criador tem que prestar atenção no que está latente na sociedade para poder chamar atenção.

“Eu fico tentando prestar atenção nisso o tempo todo. Quando dou aula, dou o seguinte exercício para os meus alunos: traz uma ideia vivida, uma ideia da sua memória. Porque tudo isso faz a gente exercitar o prestar atenção na nossa intuição. Eu andava com caderninho, agora eu ando com celular. Se você ler meu celular, todo dia eu anoto alguma coisa. É esse processo de escuta, mas também de o tempo todo tentar entender”, contou.

A autora da Globo usou como exemplo a sinopse de Vai na Fé, que foi uma das grandes audiência da faixa das 19h na atual década. “A novela estreou em janeiro de 2023. Naquele mesmo mês, a Folha de S.Paulo publicou uma pesquisa da Datafolha que dizia: ‘O evangélico no Brasil é uma mulher negra periférica’. A gente estava justamente estreando uma novela com uma mulher negra, periférica e aspiracional no centro da trama. Não é uma coincidência, é prestar atenção no que está acontecendo”, avaliou.

Rosane Svartman, que está com nova novela das 19h em desenvolvimento, aproveitou para dar os créditos aos roteiristas das novelas, que também contribuem para seu sucesso. “A gente que quer escrever, que quer criar, precisa estar o tempo todo antenado, com essa intuição e prestando atenção na gente mesmo. Anotando, trocando, escutando… Sem certeza. Eu procuro não ter certeza das coisas, ser permeável”, declarou.

A novelista também contou que chega a tirar partes do roteiro quando percebe que sua escrita causou incômodo em algum de seus colaboradores. “É estar permeável às ideias. Parar, ouvir, se cercar de pessoas que têm trajetórias, experiências, vêm de lugares diferentes do seu. Mas também ter pulso e saber a história que está contando”, explicou.

“Às vezes dá certo, às vezes não dá. Às vezes, numa mesma novela tem momentos que são bacanas e outros nem tanto. Eu geralmente começo a sala de roteiro falando ‘a gente vai errar’. A gente vai tentar consertar e fazer o melhor possível sempre. Todo autor quer acertar, a gente quer que o público assista, quer dialogar com o público, quer iluminar novos pontos de vista para aquele público, quer testar fronteiras”, concluiu.

Leia mais