EXCLUSIVO!

Principal executiva da Jovem Pan, Elaine Keller pede demissão depois de 9 meses

Foto de Elaine Keller
Elaine Keller pediu demissão da Jovem Pan depois de 9 meses no conglomerado (foto: Reprodução/Jovem Pan)

Elaine Keller não é mais executiva da Jovem Pan. Contratada há nove meses como diretora institucional para melhorar o relacionamento do canal de notícias com o governo, a advogada decidiu se demitir na manhã desta segunda-feira (16) por não concordar com diversos episódios que aconteceram na emissora nos últimos dias. Dentre eles, segundo apurou a reportagem do TV Pop, estão as falhas no gerenciamento da crise instaurada depois de uma notícia falsa sobre o cantor Gusttavo Lima divulgada pelo Linha de Frente na última sexta-feira, dia 13.

Durante o jornalístico comandado por Fernando Capez, a emissora veiculou uma piada sobre construções de “celas no estilo greco-goiano” como se fosse uma notícia verdadeira. A Jovem Pan não admitiu a falha, e em um primeiro momento tentou fazer parecer com que a exibição da manchete fosse proposital, editando os cortes do programa nas plataformas digitais com o aviso de que era a repercussão de uma notícia publicada pelo site Sensacionalista. A desculpa, no entanto, não colou, e o canal de notícias apagou os vídeos da barrigada ainda no início da noite de sexta-feira.

O problema envolvendo Gusttavo Lima, no entanto, não foi a única questão que incomodou Elaine Keller nas últimas semanas. A agora ex-executiva da rede liderada por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, ficou insatisfeita com o viés editorial adotado pelo Pânico na cobertura eleitoral. Como diretora institucional, ela deveria ter sido ouvida sobre convites para políticos durante o período das eleições, mas isso nunca aconteceu. Nesta segunda, por exemplo, o humorístico receberá Nikolas Ferreira — aliado de Jair Bolsonaro — para uma entrevista.

Foto de Nikolas Ferreira e Jair Bolsonaro
Jovem Pan usará período eleitoral para entrevistar Nikolas Ferreira, apoiador de Jair Bolsonaro (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Jovem Pan usa Pânico para provocar candidato

A participação de Ferreira no programa liderado por Emílio Surita também envolve temas mais complexos nos bastidores. Há poucos meses, Ferreira publicou uma série de ofensas contra Elaine e até mesmo contra o conglomerado suas redes sociais e, além disso, o programa da Jovem Pan News produziu uma chamada anunciando a participação do deputado em tom provocativo contra Guilherme Boulos, afirmando que ele irá “ensinar como criar filhos que não fujam da carteira de trabalho”. Boulos, como se sabe, está disputando a prefeitura de São Paulo pelo PSOL.

Além do cargo de diretora institucional, Elaine Keller também era uma das principais apresentadoras do canal de notícias. Mesmo antes de se tornar executiva da empresa, ela era âncora do Linha de Frente aos sábados, dia em que o programa de debates tem um formato diferenciado. Sob o seu comando, o jornalístico se tornou líder de audiência entre as redes noticiosas no Painel Nacional de Televisão — algo cada vez mais raro para a emissora liderada por Tutinha, que perdeu fôlego ao decorrer dos últimos meses.

Procurada pela reportagem do TV Pop, Elaine Keller confirmou que pediu demissão da Jovem Pan. A emissora, por sua vez, não se manifestou até a publicação deste texto.

Leia mais