A Fazenda 16 pode não ter estreado na liderança de audiência, mas tirou o sono dos executivos da Globo. A rejeição do público ao Estrela da Casa e os baixos índices de Mania de Você forçaram a maior emissora do país a montar uma operação de guerra na noite desta segunda-feira (16), sacrificando o seu principal produto de teledramaturgia e cortando os intervalos comerciais do reality show musical. A movimentação até deu certo, já que ambos os programas seguiram em primeiro lugar, mas não foi o bastante para impedir a atração de Record de ter mais ibope que em 2023.
Os números prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o primeiro episódio de A Fazenda 16 foi sintonizado por 14,4% dos lares da principal metrópole do país em sua faixa horária, entre 22h50 e 0h09. Em média, a estreia da nova temporada do reality show de Adriane Galisteu assegurou 6,6 pontos, marca que simboliza um incremento de 25% no comparativo direto com o ano passado, em que a primeira noite da competição rural havia marcado média de 5,3 pontos.
A marca, apesar de aquém dos tempos áureos do formato, foi o suficiente para aumentar a audiência da Record em 100% na comparação com as últimas quatro segundas-feiras, em que o horário do reality show era ocupado pelo jornalístico Repórter Record Investigação e pelo seriado Chicago Med. O reality, no entanto, debutou com menos público que a edição da tarde do Balanço Geral (8,5), Cidade Alerta SP (8,2) e Jornal da Record (7,8), além dos espaços da tarde (7,6) e noite (7,8) destinados aos reclames dos candidatos a prefeitura de São Paulo.
Diferentemente do ano passado, em que A Fazenda sofreu para assegurar a vice-liderança diante do Programa do Ratinho, a competição rural da Record não teve dificuldades para vencer o SBT. Os programas do canal comandado por Daniela Beyruti tiveram 3,5 pontos de média no confronto direto com a estreia do reality — o Programa do Ratinho perdeu por 6,9 a 4,2 pontos, enquanto o esportivo Arena SBT foi superado por 6,2 a 2,6 pontos de média. A Globo, líder entre os canais de TV aberta, marcou 12,1 com Mania de Você, Estrela da Casa e a Tela Quente.
A Fazenda empurra Estrela da Casa para sua pior segunda
Apesar de líder em sua faixa horária, o Estrela da Casa sofreu em sua primeira noite disputando público com outro reality show de confinamento: o programa de Ana Clara Lima, exibido apenas com uma pausa comercial, marcou 12,2 pontos de média em sua faixa horária, das 22h56 às 23h41. Foi, por um décimo, o pior desempenho do formato da Globo em uma noite de segunda-feira, também não sendo o bastante para superar o conjunto de plataformas de streaming, líderes com 12,5 de média. Durante o embate com o programa musical, a Record teve 7,0 pontos de média.
Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope simboliza a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos no respectivo canal ou programa. A reportagem do TV Pop revelará os dados finais de audiência do primeiro dia das mudanças no horário nobre da Record e, consequentemente, da estreia de A Fazenda no início da tarde de terça-feira (17). A seguir, relembre a audiência de estreia de todas as temporadas de A Fazenda: