A Band foi condenada pela Justiça paulista em R$ 50 mil por tornar os fatos de uma reportagem “mais espetaculares”. Datena afirmou no Brasil Urgente em junho de 2023 que um tiroteio aconteceu na porta de um colégio de ensino infantil e fundamental 1, que atende crianças até 10 anos. A instituição, no entanto, conseguiu provar que a troca de tiros ocorreu a cerca de 500 metros do local, e que a reportagem acabou apavorando pais e familiares de crianças que estudavam na escola.
De acordo com a coluna de Rogério Gentile, do UOL, Datena teria mostrado na reportagem a imagem e o nome do Colégio Innovare enquanto dizia que “tiros na porta de escola acontecem com frequência”. “Escola é o reduto do saber, temos de cuidar das nossas escolas”, afirmou. A troca de tiros teria acontecido entre assaltantes e um investigador da polícia.
+ Ex-ator da Globo picha mansão depois de ordem de despejo e diz que não vai sair
+ Tá na Hora cresce 32% e bate recorde de ibope com prisão ao vivo
A instituição de ensino afirmou no processo que o episódio aconteceu em um local distante. “Os pais ficaram apavorados, houve um enorme transtorno”, afirmou a escola à Justiça, apontando também que as falas do apresentador foram uma “tentativa de aumentar a audiência”. “O crime realmente ocorreu, mas dizer que houve troca de tiros em frente a uma escola infantil é muito sensacionalismo”, disse a advogada Gabriela Miramontes, que representa a escola, em juízo.
A Band chegou a se defender no processo afirmando que todas as informações que passara, na reportagem do Brasil Urgente foram dadas pela delegada de plantão e pelo chefe dos investigadores da delegacia seccional que cuidaram do crime que aconteceu. Foram as autoridades, inclusive, que teriam levado a equipe de imprensa ao local dos fatos.
O juiz Paulo Baccarat Filho, no entanto, não aceitou a argumentação e condenou a emissora a pagar uma indenização à escola de R$ 50 mil. Esse valor que ainda será acrescido de juros e correção monetária. A Band ainda pode recorrer.