Basta ligar a TV e, ao trocar de canal, perceber que muitos repórteres e apresentadores estão com um visual renovado, especialmente os homens. Alguns exibem cabelos mais cheios, enquanto outros estão em processo de crescimento após rasparem a cabeça. A curiosidade dos telespectadores é logo resolvida nas redes sociais: um número crescente de profissionais da televisão tem recorrido aos implantes capilares para rejuvenescer o visual e combater a calvície, uma condição genética sem cura.
Marcelo Cosme, apresentador da TV Globo e da GloboNews, fez o procedimento em junho e compartilhou nas redes sociais imagens do antes e depois. Outros famosos da televisão, como Malvino Salvador, Sérgio Guizé, Paulinho Vilhena, Lucas Lucco e Geraldo Luís, também aderiram à técnica. Ratinho, apresentador do SBT, aproveitou as férias no início do ano para realizar o implante aos 67 anos. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele mostrou aos seguidores como pediu ao filho para ajudá-lo a cuidar do cabelo recém-transplantado.
Na Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, que pertence a Ratinho, dois jornalistas também aderiram ao procedimento: João Salgado, âncora do Primeiro Impacto Paraná, e Fernando Rípoli, do Tá na Hora Maringá. No mesmo estado, Bruno Fávaro, repórter da RPC, afiliada da Globo, também fez o transplante.
A transparência como tendência nos implantes capilares
Com o alcance que possuem nas redes sociais, muitos desses profissionais veem na exposição uma oportunidade para baratear o tratamento, através de permutas. Essa prática é benéfica tanto para o paciente quanto para os médicos, que ganham visibilidade ao expor seu trabalho para um grande público.
No entanto, algumas emissoras já tomaram medidas para limitar essa prática. A Globo, por exemplo, proibiu no seu Código de Conduta que seus profissionais façam propaganda indireta, como marcar lojas ou empresas em postagens, e até mesmo compartilhar a localização de estabelecimentos comerciais.
Conteúdo que gera engajamento
Mais do que fazer uma simples propaganda das clínicas e dos médicos, o desafio dos comunicadores é criar engajamento. Dessa forma, quem os acompanha ainda sente interesse em assistir tais conteúdos. O apresentador João Salgado, por exemplo, encontrou um jeito divertido para contar aos seguidores sobre a decisão.
Ele produziu um vídeo em que avisa ao barbeiro que em pouco tempo ele finalmente vai ter “material para trabalhar”. E na sequência, emenda com a pergunta: “Será que o ano termina com o João cabeludo?”. No vídeo, o âncora do Primeiro Impacto Paraná menciona a clínica NovoFio Curitiba, que foi o local escolhido para o procedimento.