DEU RUIM?

Faixa de reprises do SBT descumpre lei no 1º dia e pode gerar multa ao canal

Foto de Tirullipa no Circo do Tirú com participação de Léo Aquilla no SBT
Exibição do Circo do Tirú com Léo Aquilla pode render problemas à emissora (Foto: Divulgação/SBT)

O SBT pode levar uma multa por descumprir a lei eleitoral justamente na estreia de sua nova faixa de reprises na última quarta-feira (25). A emissora exibiu um episódio do Circo do Tirú que tinha a presença de Léo Áquilla (MDB), que é candidata a vereadora na cidade de São Paulo. Somente pelo fato da política estar na atração, a atitude da emissora pode ser considerada uma propaganda eleitoral indevida.

De acordo com o Notícias da TV, o programa teria ido ao ar originalmente no dia 3 de junho, quando ainda era permitido a aparição de candidatos na TV em programas diversos. O problema é que a partir do dia 30 daquele mês, as emissoras ficaram proibidas por lei de exibir conteúdos envolvendo candidatos, exceto em debates e programas jornalísticos. O SBT afirmou que em nenhum momento a convidada do programa de Tirullipa fez propaganda eleitoral ou falou sobre política, portanto, não descumpriu nenhuma regra.

+ Depois de convite a Bianca Bin, Globo avança com produção de Êta Mundo Bom 2
+ Elenco de Friends se preocupa com ator depois de morte de Matthew Perry

Léo Áquilla, por sua vez, contou que nem sabia sobre a reprise do episódio que participou. “Eu não sabia mesmo. Acabei de descobrir por você que exibiram esse programa. Não estou sabendo, não estou assistindo nada, não autorizei nada. Eles são uma emissora, eles sabem que não pode, espero que isso não respingue em mim”, declarou ela, entregando que trabalha cerca de 15 horas por dia.

A reprise do Circo do Tirú serviu para encurtar a duração do Programa do Ratinho, que passou a ter apenas uma hora às quartas-feiras. De acordo com o portal Brasil Scenes, o Circo do Tirú só será reprisado nesta semana. A assessoria de imprensa do SBT informou que a faixa será rotativa, com a reapresentação de outros programas nas próximas semanas.

Em entrevista ao canal do jornalista César Filho no YouTube, Ratinho reclamou do tamanho extenso de seu programa nas noites de quarta-feira. Para se ter uma ideia, no dia 11 de setembro, o comunicador ficou no ar entre 22h30 até 0h, entregando para Danilo Gentili já na madrugada. Em outras semanas, o veterano chegou a ficar até 0h15 no ar. Ele afirmou que não tem vontade de assumir os domingos do SBT, mas gostaria que todas as edições de seu programa tivessem até 1 hora de duração.

“Não, não, não [sobre ocupar o domingo]. Quero ficar onde estou do jeito que estou. Só acho que meu programa na quarta-feira é muito longo”, declarou. “Todo meu programa devia ter no máximo 1 hora. Não podia passar disso. É o tamanho ideal para o telespectador. Eu sou forte, eu aguento, mas uma hora ele não enjoa de você”, concluiu.

Leia mais