GUERRA DE AUDIÊNCIA

Ex-funcionária revela como piada virou tática da Globo contra sucesso de Chaves

Montagem de foto de Chaves e de William Bonner, que está na bancada do Jornal Nacional na Globo
Emissora precisou recorrer a ideia para se livrar do sucesso de Chaves (Foto: Divulgação/Televisa/Reprodução/TV Globo)

Coordenadora de pauta do SPTV entre 1991 e 1996, Marize Muniz Souza fez uma revelação curiosa sobre a disputa de audiência entre a Globo e o SBT no auge do sucesso de Chaves na TV aberta. A profissional contou através de seu perfil nas redes sociais que foi a partir de uma piada nos bastidores que os editores dos telejornais locais da capital paulista conseguiram se livrar da vice-liderança para reassumir o primeiro lugar.

A jornalista contou que fez uma piada sobre a exibição de receitas no horário do seriado, mas não imaginou que sua ideia fosse acatada e ajudaria a emissora. “Quando eu coordenava a pauta dos jornais locais da TV Globo SP, rolou uma crise sem precedentes: Chaves tinha mais audiência que o SPTV 1ª Edição”, iniciou ela.

+ Depois de convite a Bianca Bin, Globo avança com produção de Êta Mundo Bom 2
+ Elenco de Friends se preocupa com ator depois de morte de Matthew Perry

“O gerente regional, Paulo Roberto Leandro [morto em 2015, diretor de Jornalismo da Globo São Paulo durante 6 anos] convocou uma reunião para discutir soluções para, como ele disse: ‘Tirar o controle remoto das mãos das crianças e devolver para as das mães’. Ao meu lado estava o Amaury Trolize [supervisor de imagens do canal entre 1978 e 2000], o repórter cinematográfico mais completo e porreta que conheci nas TVs por onde passei. Sussurrei no ouvido dele: Só se a gente fizer receita de comida. O puto do Trolize gargalhou e eu me fodi”, continuou.

A ex-funcionária entregou que sua piada acabou sendo levada a sério pelo chefe. “O chefão disse de cara fechada: ‘Fala alto o que você disse para o Trolize, Marize. Queremos rir também’. Tive de responder: ‘Falei que só ensinando receitas caseiras…’ E a ‘não’ ideia, a piada, virou solução. Foi assim que conseguimos recuperar a audiência do SPTV 1ª Edição”, revelou.

Marize explicou que outros profissionais conseguiram ajustar a ideia e até William Bonner chegou a exibir receitas no noticiário que apresentava na época. “Claro que muitos gênios que estavam na reunião deram ideias incríveis sobre como fazer o passo a passo, a lista de ingredientes e os chefs importantes que deveriam ser convencidos a perder uma tarde gravando para nós. O sucesso foi tanto que Bonner – que apresentava o Jornal Hoje – levou as receitas pro jornal dele”, concluiu.

Leia mais