Murilo Fraga não trabalha mais no SBT. O executivo, responsável por liderar a área de programação da emissora nos últimos 15 anos, pediu demissão da empresa nesta segunda-feira (30), depois que voltou de um extenso período de férias. Ele, que recolocou o canal na vice-liderança de audiência durante o auge da teledramaturgia infantojuvenil, perdeu espaço nos últimos anos, com suas decisões sendo alvo de mudanças constantes promovidas por Silvio Santos (1930-2024) e, mais recentemente, Daniela Beyruti.
A reportagem do TV Pop apurou que o seu provável substituto é Mauro Lissoni. O retorno dele, que atualmente é responsável pela direção-geral da Rede Massa, afiliada da rede no Paraná, já era especulado nos bastidores da emissora há várias semanas. Internamente, Daniela nunca negou que planejava ter um braço-direito experiente. Lissoni, antes de virar parceiro de Ratinho no Grupo Massa, foi diretor de Programação do SBT em seu auge, entre 1982 e 2005, ano em que se transferiu para a Band. Ele seguiu na rede até 2007, quando decidiu se afastar temporariamente da TV.
O retorno de Mauro Lissoni para São Paulo já era comentado nos bastidores da Rede Massa e do próprio SBT desde o início do mês. Segundo fontes próximas da cúpula do canal, Daniela Beyruti chegou a procurar o apresentador Ratinho, sinalizando que teria interesse nos serviços do principal executivo da Rede Massa, que é vista como um modelo para todas as afiliadas da rede. Ele não se opôs, e sinalizou de que entenderia a movimentação.
Procurado pela reportagem há duas semanas, quando os primeiros rumores surgiram, Lissoni se apressou em negar a informação. Disse “estar feliz em Curitiba”. No entanto, quase ninguém acha que o executivo realmente esteja falando sério. Na Rede Massa, a reestruturação iniciada na última quinta-feira (27) colaborou ainda mais com os rumores de que o diretor está fazendo as malas e se preparando para encerrar seu ciclo na companhia. No SBT, seu nome já foi citado informalmente em uma dezena de reuniões, inclusive para diretores de programas.
Murilo Fraga estava em sua segunda passagem pelo SBT
Pupilo de seu provável substituto, Murilo Fraga já havia dado expediente no SBT em outra oportunidade. Foi justamente na emissora de Silvio Santos que ele iniciou sua trajetória na televisão, em 1981, como coordenador de Geração e, posteriormente, coordenador de Programação. Em 1996, foi promovido para a gerência do departamento, em que permaneceu até 2004, quando assumiu o mesmo cargo na Band. Dois anos depois, assumiu a diretoria do setor na concorrente. Seu êxito na função lhe credenciou para voltar ao SBT, desta vez na chefia da área.
Nos bastidores, a sua saída já era dada como certa há vários meses: Fraga não escondia seu descontentamento com os rumos da empresa, e tampouco estava feliz com a perda de espaço. Inclusive, não são poucos os que acham que o executivo foi demitido ao retornar de suas férias, diferentemente do que informa o comunicado oficial enviado pela emissora aos veículos de imprensa. Confira o anúncio da rede sobre o desligamento do diretor:
São Paulo, 30 de setembro de 2024 – A Assessoria de Comunicação do SBT informa que o diretor de planejamento de programação Murilo Fraga deixa o canal nesta segunda-feira a pedido próprio para um período de desafios e projetos pessoais.
Expressamos nossa profunda gratidão pela dedicação, profissionalismo e comprometimento de Murilo Fraga durante os 38 anos de sua carreira, ajudando a consolidar o sucesso da emissora.