Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
TUDUM

Netflix transforma ação brasileira em mega evento de divulgação mundial

Maisa Silva no cenário do festival Tudum, da Netflix
Maisa Silva representou o Brasil no festival da Netflix (foto: Reprodução/Netflix)

Compartilhe:

No começo do ano eu expliquei como as emissoras americanas apresentam suas novidades aos anunciantes e aos espectadores: em um evento fechado, e apenas temos o trailer disponível das novas estreias. A Netflix, porém, usou de sua popularidade com o público para transformar um simples upfront em um mega evento de divulgação dos seus próximos lançamentos. Mais do que isso: a plataforma de streaming transformou algo restrito aos brasileiros em algo de dimensões continentais.

Inicialmente, o Tudum era um evento feito pela empresa no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com a participação de alguns atores, shows e espaços para uma experiência imersiva, sendo praticamente uma CCXP exclusiva do serviço. No final do ano passado, com a crise sanitária, o festival acabou ganhando uma versão digital. E, agora em 2021, a apresentação que era até então voltada apenas para os brasileiros, virou um grande evento mundial, para que a companhia apresentasse trailers, trechos, imagens e datas de lançamentos de suas obras.

Em um único dia e em um único evento — que até ficou chato em alguns momentos — de três horas, a Netflix revelou a a renovação de Sex Education, que estreou sua terceira temporada há duas semanas, recriou a abertura de Cowboy Bebop, que ganhará uma versão em live action dia 19 de novembro, e até conseguiu receber uma mensagem da atriz Imelda Staunton, a nova intérprete da Rainha Elizabeth em The Crown, dizendo que a série só volta no fim de 2022.

Três horas eram necessárias? Não. Poderiam apenas divulgar os trailers? Poderiam. Mas isso não traria os mesmos resultados de engajamento para a empresa e tampouco causaria tanta repercussão. De especial, podemos destacar a interação entre personagens de várias tramas, como o Professor de La Casa de Papel em uma missão especial com a Lady Whistledown de Bridgerton, e até Lupin. Já no quesito conteúdo, vale falar do bloco especial com as produções indianas, coreanas e até o espaço para animes, destacando a abrangência de conteúdos disponíveis na plataforma.

Dentre os anúncios do Tudum, a principal síntese é a seguinte:

• Alerta Vermelho, filme com The Rock, Gal Gadot e Ryan Reynolds, que estreará em 12 de novembro;
• O clipe especial de Stranger Things, que retornará em 2022;
• Ozark: a próxima temporada será a última e estará divididas em duas partes, disponibilizadas no próximo ano;
• De Volta aos 15: Maisa protagonizará a história de uma mulher que deseja retornar à adolescência;
• Maldivas: a série de Nathália Klein e estrelada por Bruna Marquezine e Manu Gavassi estreia em 2022;
• The Witcher: sequer estreou sua segunda temporada e já tem a terceira garantida.

Ainda foi anunciada uma continuação do longa Enola Holmes, e imagens inéditas de Rebelde, que segue o mesmo esquema de Gossip Girl. Não é uma nova versão, e sim uma série que se passa no mesmo universo da original.

Mateus Ribeiro é engenheiro por formação, e nas horas vagas se diverte maratonando séries e assistindo programas de origem duvidosa da televisão brasileira. No TV Pop, escreve semanalmente sobre as séries produzidas pela indústria norte-americana. Converse com ele pelo Twitter @omateusribeiro. Leia aqui o histórico do colunista no site.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.